Nova Mutum, 07 de julho de 2022, por Camila Vicente – Nesta quinta-feira, falaremos sobre o município de Rondonópolis. Isso porque a Polícia Civil do município queimou 300 kg de entorpecentes.
A saber, entorpecentes são substâncias tóxicas, considerados droga ou medicamento que agem sobre o sistema nervoso. Ademais, eles provocam sensação de embriaguez, que pode causar dependência física e/ou psicológica. Acompanhe mais sobre a notícias no Diário Sp.
Outrossim, trata-se do fato que ocorreu na cidade de Rondonópolis na última segunda-feira. Cabe salientar que toda a quantidade apreendida refere-se ao montante recolhido em todo último semestre. Desta forma, a queima dessa droga sempre passa por autorização judicial e somente posterior a perícia da POLITEC.
Primeiramente, o material é fruto de apreensões que ocorreram durante o semestre em ações feitas pelas forças de segurança em ações policiais dento do município. Posterior, a Derf – Delegacia Especializada de Roubos e Furtos realiza a queima.
Em mesmo sentido, o ato tem vinculo com a Operação Narco Brasil. Esta operação é comandada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que combate o tráfico de drogas. De mesmo modo, visa dirimir a criminalidade e encaminhar o produto recolhido para incineração, tudo isso com a ajuda das forças policiais federais, dos estados e do Distrito Federal.
Recorde em apreensão de entorpecentes
A saber, o estado de Mato Grosso é um dos principais quando o assunto é a apreensão de drogas. Segundo dados, o estado teve um aumento de 31%, considerando que é tido como porta de entrada para o abastecimento de todo o país. Toda essa operação de controle e apreensão é essencial em prol da sociedade.
Assim, esse registro de grandes apreensões é um exemplo de que o estado ainda é rota para o tráfico de todo o país. O entorpecente mais coletado é a maconha cocaína.
Então, o principal registro atualmente tem relação com flagrantes de mulheres grávidas, com crianças pequenas. Este é muito usado, porque é mais fácil passar pelas rotas sem que a autoridade perceba.
Mulher gestante presa
Conforme, determinação da segunda turma do STF-Supremo Tribunal Federal, mulheres gestantes ou mães com filhos pequenos (até 12 anos), se beneficiam pela prisão domiciliar em contrapartida à preventiva. Ademais, esta medida é um habeas corpus coletivo que beneficiou e ainda beneficia todo o território nacional.
Combate ao tráfico
Com a finalidade de combater o tráfico, a Polícia Federal se disponibiliza às diversas operações em parceria com diversos órgãos. Junto disso, também tem o apoio da Força Aérea Brasileira. Este visa impedir a entrada de entorpecentes por vias aéreas.