Chukudus: você já ouviu falar neste nome? Primeiramente, a República Democrática do Congo é um país pobre da África e que tem poucos recursos financeiros para a sua população.
Desta maneira, a Chukudus é uma forma engenhosa e das mais interessantes para os moradores locais. Afinal de contas, se trata de um lugar, como dito, de poucos recursos, onde a criatividade das pessoas é até mesmo uma necessidade de sobrevivência. Confira o vídeo:
Mais que qualquer outra coisa, é um meio de transporte voltado para ajudar a comunidade. E mostra um senso grande de coletividade na República Democrática do Congo.
Chukudus: como fazer e onde funciona
Primeiramente, o chukudus é uma moto de madeira, que é muito usada na cidade de Goma. Então, com poucos recursos e baixo custo, se torna importante para a região.
Além disso, é um veículo que também ajuda na independência e se torna um orgulho para a população. Afinal de contas, se tornou também como um importante método de resistência em uma sociedade tão carente.
De certo modo, o chukudus é uma alternativa importante para a cidade. E ajuda, principalmente no lado econômico, já que é um veículo que se usa para trabalhar e para ajudar muita gente a conquistar uma renda.
Até porque, como Congo é um país pobre, poucas pessoas têm condições de comprar um carro ou até mesmo uma moto scooter. Assim, esse veículo artesanal é, de fato, uma alternativa para a população.
Apesar de ser algo artesanal e simples, o chukudus tem qualidade e é feito de forma ergométrica. Até mesmo conta com pneus e uma certa engenhosidade.
O DiarioSP, o seu portal preferido da internet, vem acompanhando o dia a dia dos artistas e famosos nas redes sociais. E, também, os fatos mais curiosos da sociedade.
Moto tem madeira maciça e é barata
Agora, também para entender como se faz essa moto, um material importante é a madeira maciça, que garante a resistência dela. Com isso, também se torna um produto duradouro para o público.
Os construtores ainda utilizam metal e apenas o penu tem a borracha, que é mais trabalhada. E, para funcionar, basta impulsionar com o pé, de forma bem rústica, mas totalmente eficiente.
De acordo com a polpação local, essa moto chega aos 20 km/h e se usam em diversos lugares. Além de tudo, a chukudus é um símbolo cultural do país e se tornou importante ainda durante o século 20. Atualmente, tem um preço aproximado de US$ 100 dólares, cerca de R$ 500.