O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, deverá voltar a receber voos internacionais a partir de 2028. Ao menos, essa é a previsão da Aena, concessionária responsável pela administração do terminal, que fica dentro da capital paulista.
Atualmente, o aeroporto de Congonhas comporta apenas voos domésticos e, desde a inauguração do aeroporto de Guarulhos, deixou de ter voos internacionais. Inclusive, a movimentação de aviões para dentro do país segue como uma das mais intensas do Brasil.
Contudo, a expectativa é voltar a ter voos pelo menos para três países próximos: Argentina, Uruguai e Chile. Hoje, para ir a um desses lugares, é necessário ir de Guarulhos ou de Viracopos, na região de Campinas, considerando apenas os aeroportos no estado de São Paulo.
Aeroporto de Congonhas passa por reforma completa

Para que uma possível volta dos voos internacionais aconteça, o aeroporto de Congonhas precisa dar continuidade à reforma de ampliação. E isso já está previsto no contrato da concessão assinada com o Governo Federal.
A partir do ano que vem, o terminal ainda terá uma estação de metrô monotrilho dentro do aeroporto. E isso será algo ainda inédito dentro do território brasileiro.
Agora, a Aena já protocolou o pedido na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para retomar os voos internacionais. A última vez que isso aconteceu foi em 1985, quando era o principal do estado e do país.
Quando houver o monotrilho e se consolidarem as ampliações previstas, o interesse das companhias pelo espaço também aumentará. E os paulistanos que moram na região e em cidades vizinhas não precisarão mais ir até Guarulhos para diversas viagens.
Nos próximos três anos, a previsão é que a concessionária invista cerca de R$ 2,4 bilhões na ampliação do aeroporto. E o principal objetivo é garantir conforto maior para os passageiros.
Terminal remoto é ampliado
Nesta quarta-feira (6), a concessionária inaugurou a ampliação da área de embarque remoto dos passageiros do aeroporto de Congonhas. Esse novo espaço fica no piso inferior do terminal.
Com isso, haverá menos filas e aglomerações de passageiros na hora de embarques e até de desembarques. Até então, esse aeroporto da capital paulista era alvo de críticas e até de chacotas por conta do espaço reduzido.
O investimento para essa ampliação inaugurada hoje ficou na casa dos R$ 30 milhões. Até o final deste ano, a previsão é que mais de 24 milhões de pessoas passem pelo aeroporto de Congonhas, um dos mais movimentados do país.








