O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, ganhou 20 câmeras de vigilância em pontos estratégicos. A oficialização aconteceu nesta terça-feira (11), em parceria com a prefeitura da capital paulista, através do programa Smart Sampa.
Agora, o aeroporto de Congonhas, que por enquanto só tem voos regionais, terá também câmeras inteligentes de monitoramento. Entre outras coisas, é possível fazer reconhecimento facial e detectar a presença de pessoas procuradas pela Justiça e, até mesmo, quem está desaparecido.
Essa análise das imagens acontece em tempo real, assim como no restante da cidade, onde já havia a tecnologia. Atualmente, Congonhas é o segundo aeroporto de maior movimentação de passageiros no país, mesmo sem voos internacionais. E perde apenas para o Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo.
Imagens em Congonhas serão integradas

Agora, todas as imagens do aeroporto de Congonhas serão integradas a um banco de dados de segurança pública. Então, se algum foragido for a esse aeroporto, já será identificado e a segurança será acionada.
Em seguida, haverá o compartilhamento com a GCM (Guarda Civil Metropolitana), auxiliando na abordagem. Inclusive, será possível detectar até veículos com documentação irregular ou com queixa de roubo e furto.
Nesta terça, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), esteve no aeroporto. E garantiu que o novo serviço terá muita eficiência na capital paulista.
Com as câmeras do Smart Sampa, não terá nenhum foragido da Justiça, desembarcando ou embarcando aqui, que não seja reconhecido e comunicado às autoridades, à Polícia Municipal, à Polícia Civil, à Polícia Militar e à Polícia Federal, que, inclusive, tem essa grande parceria também com a Prefeitura de São Paulo através do nosso convênio do uso do Smart Sampa.
Essas novas câmeras foram estrategicamente instaladas em locais de maior circulação de pessoas e veículos. Em termos de voos, são mais de 40 destinos domésticos, mas daqui a dois anos, voltará a receber viagens internacionais.
Mais de 100 mil pessoas por dia no local
Atualmente, o aeroporto de Congonhas recebe mais de 100 mil pessoal por dia. Os dados são da concessionária Aena, que administra o local. E, para que o Smart Sampa funcione, não haverá necessidade de instalar novas câmeras, já que irão utilizar a estrutura já existente, economizando também nos gastos.
Além disso, o Smart Sampa já tem mais de 40 mil câmeras instaladas pela cidade, sendo 8.500 na zona sul, onde fica o aeroporto de Congonhas. Segundo a prefeitura, o sistema ajudou a capturar 2.305 foragidos desde 2024, além de ajudar a prender 3.525 criminosos em flagrante.







