O aeroporto Urbano Stumpf, em São José dos Campos (SJK Airport), atingiu uma marca histórica nesta última semana: chegou a 50 mil passageiros voando no local desde março de 2024.
Esse período no ano passado marcou a retomada dos voos comerciais no aeroporto da maior cidade do Vale do Paraíba. De acordo com a gestão do espaço, esse volume é o maior registrado desde o começo das operações.
Além disso, marca o período de crescimento do espaço, focado em voos regionais. Atualmente, ele recebe voos comerciais nacionais e voos de cargas internacionais, com é o caso da linha Miami-São José dos Campos, em atuação desde 2023.
Aeroporto comemora demanda

Agora, a direção do aeroporto entende que esse aumento da demanda poderá, também, trazer novas linhas para a cidade. Afinal de contas, no momento, o espaço é uma referência de ligação para o Rio de Janeiro. Inclusive, esse voo direto para a capital fluminense também serve de conexão para outros destinos internacionais, como Buenos Aires.
Um dos motivos do aumento do volume de passageiros foi o início, em agosto deste ano, de uma quarta frequência de voos na semana. Com isso, conseguir dar maior oportunidade de voos em um mês onde, normalmente, o fluxo é menor de passageiros.
No último dia 4 de agosto, o SJK Airport passou operar voos para o Rio de Janeiro às segundas, terças, quintas e sábado. Todo os voos partem às 6h e vão ao aeroporto do Galeão, chegando às 7h05.
Por sua vez, a volta do Rio de Janeiro é sempre segunda, quarta, sexta e domingo, a partir das 21h40. E boa parte desses voos acontecem por conta de demandas de turismo de negócio entre as duas cidades.
Na prática, o setor corporativo ganha novas opções. E a direção do espaço entende que o local tem papel relevante no turismo de negócios.
Novos destinos de passageiros
Outra novidade, a partir de agosto, foi a inclusão de linhas para Brasília e, também, para Porto Seguro, na Bahia. Com isso, a cidade já tem mais 20 destinos, incluindo nacionais e internacionais, embora a maioria dos destinos finais sejam de conexões com outros aeroportos.
Além do aeroporto, São José dos Campos é conhecida nacionalmente por ser a sede da Embraer, única empresa brasileira fabricante de aviões. Inaugurada em 1969, a empresa é, hoje, a terceira maior do mundo no setor, o que também fez impulsionar a economia da cidade, que atualmente conta com cerca de 700 mil habitantes.








