Um apagão atingiu algumas cidades do Vale do Paraíba na noite desta terça-feira (18). Isso aconteceu, segundo a EDP, concessionária de energia elétrica da região, após a queda de quatro torres de energia na zona rural de Aparecida.
Aliás, o apagão foi especialmente mais fortes nos municípios do chamado Vale da Fé. Além de Aparecida, Guaratinguetá, Cunha e Lorena foram afetas em maior parte. No entanto, os relatos de falta de energia atingiram outras cidades não tão próximas, como Piquete, Taubaté e Pindamonhangaba.
De acordo com a Defesa Civil, os ventos no final da tarde e início da noite passaram dos 100 km/h. E isso afetou não apenas o Vale da Fé, mas diversas outras cidades, que registraram estragos por conta das chuvas.
Apagão mobiliza equipes técnicas

O apagão que atingiu essas cidades do Vale do Paraíba gerou uma ‘força-tarefa’ dos funcionários da EDP para normalizar o serviço de transmissão de energia. De acordo com a concessionária, as chuvas fortes aumentaram a criticidade de operação do sistema elétrico.
Isso se comparado a um dia normal, o que gerou o maior transtorno nas cidades. Segundo a EDP, durante esse período a prioridade foi restabelecer a energia em locais com hospitais, postos de saúde, escolas e outros serviços essenciais necessários.
No entanto, as equipes de trabalho ganharam reforço no período noturno para minimizar os problemas. Apesar da forte chuva e da falta de energia, não houve relatos de feridos ou vítimas neste período.
Aparecida sofreu alagamentos no domingo
Além do apagão que atingiu quase toda a cidade na noite desta terça, Aparecida já sofreu por conta de evento climático extremo no final de semana. Durante a tarde do último domingo, chuvas fortes de mais de 81 milímetros alagaram ruas e avenidas da cidade do Vale da Fé.
Inclusive, muitos carros ficaram parcialmente submersos e moradores tiveram prejuízos materiais. Desse modo, a cidade nem bem se recuperou desse problema e já sofreu com o apagão no meio de semana.
Agora, o serviço de energia começa a se normalizar na região, que prevê mais chuvas para esta quarta-feira (19). Durante os períodos de precipitação intensa, a Defesa Civil emite sinais de alerta e envia para os telefones celulares.
Por fim, em casos como o apagão de terça e ventos e chuvas fortes, a orientação é procurar abrigo seguro. E isso ajudará a evitar problemas e risco para os moradores da região enquanto o clima estiver ruim.








