Metade da população do estado de São Paulo utiliza algum tipo de aplicativo para realizar compras diversas. Os dados foram divulgados nesta semana pelo Seade SP TIC (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados) e mostram que a tecnologia já faz parte da realidade do dia a dia da população local.
Esses dados sobre o uso de aplicativos também valem para diversos serviços online. Desta maneira, são vários nichos de mercado que estão em crescimento por conta dessa melhoria da tecnologia.
Ainda segundo o Seade, esses dados seguem consolidados desde 2023. Assim, mostram uma tendência de aumento para os próximos anos, quando a tecnologia ficará cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.
Uso de aplicativos é maior na capital, diz pesquisa

De acordo com o levantamento feito pelo Seade, São Paulo capital tem o maior índice de consumo de compras por aplicativo online: 53%. No interior, esse número cai para 47%, mas ainda assim é considerado um valor expressivo.
Essa pesquisa, segundo a Fundação, teve uso de URA (Unidade de Resposta Audível). Desta maneira, se permitiu uma cobertura mais ampla, confiável e fidedigna das respostas das pessoas.
Outra amostragem da pesquisa aponta que, como já se esperava, os mais jovens são a maioria dos que acessam esses aplicativos de compras e serviços. Além disso, são pessoas com ensino superior e renda mensal familiar média acima de dez salários mínimos, ou seja, acima dos R$ 10.500.
Por outro lado, pessoas que possuem apenas o ensino fundamental completo, são maiores de 60 anos e possuem menores rendas mensais também tendem a usar menos a tecnologia. E escancara uma desigualdade já conhecida quando o assunto é acesso às modernidades e às facilidades dos dias atuais.
E, fazendo um recorte apenas pelos rendimentos, aqueles que ganham mais de R$ 10 mil também são os que mais utilizam as compras online. Neste caso, os dados chegam aos 73%.
Jovens de 18 a 29 anos são maioria
A pesquisa da Fundação Seade ainda aponta que 65% dos jovens entre 18 e 29 anos fazem compras e serviços pelos aplicativos de celular. Em seguida, aparece o público entre 30 e 44 anos, com 61% do total. Enquanto isso, a faixa acima dos 60% já tem uma queda, onde apenas 22% fazem uso do determinado serviço.
Entre as regiões, a Região Metropolitana tem a maior adesão, com 54% do total. Depois, o Vale do Paraíba e Litoral Norte aparece em seguida, com 53% de pessoas que usam aplicativos, seguidos pela Baixada Santista, com 52%.







