Os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) começaram a receber nesta quinta-feira (24), a primeira parcela do 13º salário. Desde a pandemia, a Previdência Social vem antecipando esse valor, pago em duas parcelas.
Agora, o pagamento do 13º dos aposentados do INSS segue até o próximo dia 8 de maio. Isso porque ele acontece de forma escalonada, para atender a todos os beneficiários e, neste caso, vale para quem ganha até um salário mínimo.
Para saber quando irá receber basta consultar o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social). Os que têm NIS de final ‘1’, recebem agora. E isso vai de 1 a 9 até 0 (zero), sendo que este último é no dia 8 de maio.
Aposentados ficam sem dinheiro no fim do ano

Apesar de receberem uma quantia agora de 13º salário, o que ajuda nas contas, os aposentados ficam sem esse valor no final do ano. Desse modo, é importante saber controlar o dinheiro e usar apenas para casos essenciais, como os especialistas avaliam. E, quem ganha mais de um salário mínimo, recebe essa primeira parcela entre os dias 2 e 8 de maio.
Depois, vem a segunda parcela do 13º, que também será antecipado. Para os que ganham um salário mínimo, os pagamentos acontecem entre 26 de maio e 6 de junho deste ano. Já para quem ganha mais desse valor, o pagamento da segunda parcela fica entre 2 e 6 de junho. E, também, é necessário consultar o NIS para saber que dia exato vai receber e se programar.
Outro ponto importante é que o beneficiário não precisa ir a banco e nem pedir o pagamento. Isso porque o depósito já acontece de forma automática na conta programada, sem a necessidade de sair de casa.
Quanto será injetado na economia
Segundo as previsões do governo, a antecipação do pagamento do 13º salário irá injetar cerca de R$ 73,3 bilhões na economia do país. Consequentemente, também agitará o comércio e a indústria. De acordo com o INSS, cerca de 28 milhões de pessoas beneficiárias ganha até um salário mínimo. E isso representa aproximadamente 70% do total. Já cerca de 11,9 milhões de pessoas ganham acima disso.
Por fim, a maioria dos aposentados e pensionistas receberá 50% do valor na primeira parcela. E, para consultar, pode fazer pelo telefone 135 ou pelo aplicativo ‘Meu INSS’. No telefone, o horário é das 7h às 22h, entre segunda e sábado.








