Um artigo de São José dos Campos ganhou destaque internacional nesta última semana. Afinal de contas, a revista Diálogos Piklerianos publicou um texto que a rede municipal de ensino da cidade elaborou recentemente.
Desta maneira, o artigo ganha em importância, pois, a revista é tida como uma referência mundial. Isso considerando a abordagem educacional do especialista Emmi Pikler.
Segundo a Secretaria de Educação de São José, o trabalho teve esforços de escolas infantis como as Emei, Cedin e Cecoi. No caso, trabalharam com o tema “As relações afetivas e estáveis para o desenvolvimento integral dos bebês e crianças”.
Quem são as responsáveis pelo artigo

Embora se trate de um trabalho em conjunto, duas profissionais foram diretamente responsáveis pela elaboração do artigo. No caso, Deide Santos Silva e Adriana Cristina Cunha e Silva tiveram ampla dedicação no projeto.
As duas são assessoras de política educacional, ou seja, especialistas no assunto. Então, trabalharam em conjunto com a equipe de educação infantil da cidade durante um período.
Inclusive, isso aconteceu através do acompanhamento e formação prática dos professores e dos gestores das escolas. Com isso, passaram por diversas validações, em várias etapas. Desse modo, tudo aconteceu antes de lançar o artigo, que se tornou um sucesso e referência na educação internacional.
Segundo Adriana, o trabalho ficou acessível e de fácil entendimento. E esse reconhecimento é uma forma de mostrar o esforço que a equipe teve na elaboração do projeto.
“Com a publicação, conseguimos divulgar o nosso documento. É um material que não fica somente em São José, ele tem potencial para alcançar outros municípios que podem se inspirar na nossa experiência.”
Por sua vez, Deide ainda destacou a importância de se criar uma educação humanizada e com qualidade. Para ela, esse reconhecimento internacional concretiza o trabalho realizado na rede.
Qual o tema do projeto
Na oportunidade, esse artigo de reconhecimento internacional fez parte de um estudo abrangente. Consequentemente, aborda temas como a alimentação, higiene e sono como facilitadores no desenvolvimento dos estudantes.
Além disso, aborda e defende a autonomia das crianças, através de uma relação de respeito e humana. Enfim, é uma forma de também reforçar as práticas pedagógicas a partir da chamada primeira infância.
Por fim, o artigo de São José dos Campos trata de diversos assuntos práticos e intencionais. Por exemplo, é o caso do cuidado individual com bebês e crianças pequenas. Com isso, ajuda a melhorar até mesmo a qualidade do atendimento por parte dos profissionais da rede de ensino da cidade.








