Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
terça-feira, nov 11, 2025
  • Quem Somos
  • Expediente
  • Termo de uso de comentários
  • Principios editoriais
  • Política de Privacidade
Search
Login
O que de Fato não é Fake"
Seu portal de informação
Fale Conosco
logo logo
  • inicio
  • Notícias
  • Direitos
    • Auxilio Brasil
    • Dinheiro
    • Fgts
    • INSS
  • BLOGS
    • Agro e Jardim
    • Chama na receita
    • Almanaque
    • Meu Iphone
    • Entretenimento
    • Signos e Horóscopo
    • Atualizei
  • Receitas
  • Storyes
Reading: Atenção: inscrições para o Encceja se encerram nesta sexta (2)
Explore +
Junte se a nós
Font ResizerAa
diariosp.com.brdiariosp.com.br
  • inicio
  • Notícias
  • Direitos
  • BLOGS
  • Receitas
  • Storyes
Search
  • inicio
  • Notícias
  • Direitos
    • Auxilio Brasil
    • Dinheiro
    • Fgts
    • INSS
  • BLOGS
    • Agro e Jardim
    • Chama na receita
    • Almanaque
    • Meu Iphone
    • Entretenimento
    • Signos e Horóscopo
    • Atualizei
  • Receitas
  • Storyes
Have an existing account? Sign In
Follow US
© 2025 Foxiz. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Notícias

Atenção: inscrições para o Encceja se encerram nesta sexta (2)

Marcos Eduardo
Last updated: maio 1, 2025 11:05 am
By Marcos Eduardo
3 Min Read
Share
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que posso ganhar uma comissão se você clicar no link e realizar uma compra. Recomendo apenas produtos ou serviços que uso pessoalmente e acredito agregar valor aos meus leitores. Seu apoio é muito apreciado!
SHARE

As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2025 se encerram nesta sexta-feira (2). Desta maneira, quem ainda não fez, deve agilizar e não deixar para a última hora.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), os interessados em fazer o Encceja precisam levar alguns documentos. No caso, é necessário apresentar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento.

Mas, a vantagem é que todo o cadastro deve ser feito de forma online, sem a necessidade de sair de casa. E tudo isso através do site do exame.

O que é avaliado no Encceja

Atenção: inscrições para o Encceja se encerram nesta sexta (2). Imagem: Canva
Atenção: inscrições para o Encceja se encerram nesta sexta (2). Imagem: Canva

Na hora de fazer o Encceja, o estudante interessado terá que apresentar conhecimento nas competências que estudou na escola. Desta maneira, a preparação é algo feita de forma contínua para garantir a melhor nota durante a avaliação.

Popular now
Mulher sai de motel em SP sem pagar, bate o carro e é presa

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelas provas, as datas já estão marcadas. E a avaliação acontece no próximo dia 3 de agosto.

Na oportunidade, a prova terá duração de quatro horas de manhã e outras cinco na parte da tarde. E escolas do país inteiro irão receber essa avaliação tão importante para quem está encerrando esse ciclo de estudos.

Além disso, o Encceja é uma prova gratuita e voluntária, ou seja, ninguém é obrigado a fazer. Mas, é um importante mecanismo para garantir o certificado de conclusão de curso. E é tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, voltado a pessoas que, por algum motivo, não conseguiram se formar dentro do prazo normal.

E, até esta terça, os estudantes também têm o último dia para pedir atendimento personalizado. Neste caso, para quem tem cegueira, dificuldade de visão, dislexia, autismo, entre outros. Com isso, também é a chance de melhorar a inclusão. E até quem tem diabetes poderá destacar isso na inscrição, até porque terá que ficar muito tempo sem comer.

Idade para fazer a prova

De acordo com o regulamento do Encceja, é necessário ter, ao menos, 15 anos completos no dia da prova, para quem está encerrando o Ensino Fundamental. Porém, quem estiver fazendo a prova para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.

Outro ponto importante no Encceja: quem tem acima de 18 anos, pode tentar o certificado do Ensino Médio mesmo que não tenha concluído o Ensino Fundamental. Para isso, basta tirar a nota mínima necessária para garantir.

Popular now
Ricardo Nunes tem 63% de aprovação em SP, diz Paraná Pesquisas

TAGGED:EnccejaInepMEC
Share This Article
Facebook Whatsapp Whatsapp Telegram Threads Email Copy Link
Avatar photo
ByMarcos Eduardo
Follow:
Marcos Eduardo Carvalho, nascido em São José dos Campos, jornalista formado em 1999 pela Unitau (Universidade de Taubaté). Também é editor de Esportes no jornal OVALE editor no Manezinho News. Ex-professor da rede pública em SP, hoje também é produtor de conteúdos no blog Diariosp
Previous Article Festa Italiana do Quiririm começa nesta quarta (30) e espera 400 mil pessoas. Imagem: Marcos Eduardo Carvalho Festa Italiana do Quiririm começa nesta quarta (30) e espera 400 mil pessoas
Next Article Parque Santos Dumont aposta em tecnologia para manter lago despoluído. Imagem: Divulgação PMSJC Parque Santos Dumont aposta em tecnologia para manter lago despoluído

Follow US

FacebookLike
XFollow
YoutubeSubscribe
TiktokFollow
WhatsAppFollow

+Para Você

Mulher sai de motel sem pagar em SP, bate o carro e é presa. Imagem: Pixabay

Mulher sai de motel em SP sem pagar, bate o carro e é presa

Suzane Richthofen passa de 130 mil seguidores no Instagram. Foto: Reprodução SBT

Suzane Richthofen passa de 130 mil seguidores no Instagram

Filhote de Border Collie é roubado em SP e encontrado em Campos. Imagem: Redes sociais

Filhote de Border Collie é roubado em SP e encontrado em Campos

'Grande milagre', diz pai de Giovana, após sobreviver a acidente. Imagem: Redes sociais

‘Grande milagre’, diz pai de Giovana, após sobreviver a acidente

São Paulo inicia programa de quitação de dívida com até 95% de desconto. Imagem: Wikimedia Commons

São Paulo inicia programa de quitação de dívida com até 95% de desconto

Você também pode gostar

Golpe do falso advogado: polícia desmantela quadrilha e prende 9 em SP. Imagem: Reprodução
Notícias

Golpe do falso advogado: polícia desmantela quadrilha e prende 9 em SP

3 Min Read
Ladrões assaltam farmácia e se dão mal; um é baleado e o outro é preso. Imagem: PMSP
Notícias

Ladrões assaltam farmácia e se dão mal; um é baleado e o outro é preso

3 Min Read
Árvore cai em cima de carro em SP e motorista 'nasce de novo'. Imagem: Corpo de Bombeiros
Notícias

Árvore cai em cima de carro em SP e motorista ‘nasce de novo’

3 Min Read
‘Não há solução simplista’, diz Tarcísio após operação no Rio. Imagem: Pablo Jacob/Governo do Estado de SP
Notícias

‘Não há solução simplista’, diz Tarcísio após operação no Rio

4 Min Read

www.diariosp.com.br

O melhor portal de noticias do Estado de Mato Grosso

Quem Somos

Somos o Diário SP, um portal de notícias comprometido com a transparência, a diversidade e a inovação. Divulgamos acontecimentos relevantes de São Paulo e do Brasil, promovendo análises e debates que conectam a comunidade com a verdade, sempre pautados pela ética e rigor jornalístico.

Suporte

+Links

  • Quem somos
  • Política de privacidade
  • Expediente
  • Termos de uso de comentários
  • Princípios Editorias
  • Contato
  • EmaisMT
Subscribe Newsletter
  • Daily Stories
  • Stock Arlets
  • Full Acess
Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?