As inscrições para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) de 2025 se encerram nesta sexta-feira (2). Desta maneira, quem ainda não fez, deve agilizar e não deixar para a última hora.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), os interessados em fazer o Encceja precisam levar alguns documentos. No caso, é necessário apresentar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e data de nascimento.
Mas, a vantagem é que todo o cadastro deve ser feito de forma online, sem a necessidade de sair de casa. E tudo isso através do site do exame.
O que é avaliado no Encceja

Na hora de fazer o Encceja, o estudante interessado terá que apresentar conhecimento nas competências que estudou na escola. Desta maneira, a preparação é algo feita de forma contínua para garantir a melhor nota durante a avaliação.
Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelas provas, as datas já estão marcadas. E a avaliação acontece no próximo dia 3 de agosto.
Na oportunidade, a prova terá duração de quatro horas de manhã e outras cinco na parte da tarde. E escolas do país inteiro irão receber essa avaliação tão importante para quem está encerrando esse ciclo de estudos.
Além disso, o Encceja é uma prova gratuita e voluntária, ou seja, ninguém é obrigado a fazer. Mas, é um importante mecanismo para garantir o certificado de conclusão de curso. E é tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, voltado a pessoas que, por algum motivo, não conseguiram se formar dentro do prazo normal.
E, até esta terça, os estudantes também têm o último dia para pedir atendimento personalizado. Neste caso, para quem tem cegueira, dificuldade de visão, dislexia, autismo, entre outros. Com isso, também é a chance de melhorar a inclusão. E até quem tem diabetes poderá destacar isso na inscrição, até porque terá que ficar muito tempo sem comer.
Idade para fazer a prova
De acordo com o regulamento do Encceja, é necessário ter, ao menos, 15 anos completos no dia da prova, para quem está encerrando o Ensino Fundamental. Porém, quem estiver fazendo a prova para o Ensino Médio, a idade mínima é de 18 anos.
Outro ponto importante no Encceja: quem tem acima de 18 anos, pode tentar o certificado do Ensino Médio mesmo que não tenha concluído o Ensino Fundamental. Para isso, basta tirar a nota mínima necessária para garantir.








