O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) de São Paulo cassou 121 credenciamentos de autoescolas até agora em 2025. Na prática, é um aumento de 62% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na prática, o Dentran ampliou e intensificou o monitoramento contra os CFCs (Centros de Formação de Condutores), as populares autoescolas. No período, essas empresas atuavam de forma irregular e com diversos problemas que foram notificados.
O que acontece é que o estado criou a da Diretoria de Gestão Regulatória. Esta se inspira nas agências reguladores existentes em outras áreas e isso foi o responsável pelo aumento dos casos.
Detran fiscaliza mais de 2.400 autoescolas

Até agosto deste ano, o Detran-SP já fiscalizou 2.476 autoescolas, sendo que no mesmo período do ano passado foram 1.527. No ano passado, cassou registro de oito empresas, suspendeu 19 e advertiu outras 54.
Já em 2024, suspendeu 47 delas e advertiu 241. Nos últimos dois anos, o estado já puniu 513 autoescolas em São Paulo, segundo os dados oficiais divulgados nesta semana.
Uma das principais punições é com relação a fraudes nessas empresas. Por exemplo, um carro que deveria estar em uso e está parado na frente da autoescola, ou sem instrutor e aluno na aula. E até mesmo com as salas dos cursos teóricos completamente vazias.
Isso gera processo administrativo e criminal, já que o estado faz o repasse de verba para essas empresas. E eles são obrigados a colocar os alunos para essas aulas teóricas e práticas.
No entanto, muitos desses gestores dos CFCs não passam as aulas necessárias, registram como realizadas e apenas recebem os valores. E é isso que o estado vem trabalhando para evitar.
Segundo o Detran, já houve caso até mesmo de registro de prova teórica supostamente realizada, mas que não aconteceu. Um desses casos aconteceu na cidade de Itapevi, no interior do estado.
Capital lidera penalizações
Em 2025, a cidade de São Paulo lidera os casos de penalizações contra as autoescolas. Em seguida, aparecem Guarulhos, na Região Metropolitana, e Campinas, no interior do estado, como os lugares com a maior quantidade de irregularidades.
No ano passado, São José dos Campos e Bauru apareceram na liderança entre as empresas mais punidas. Eric Wetter, diretor de Gestão Regulatória do Detran-SP, destacou a importância das fiscalizações nas autoescolas.
Com ações de fiscalização presencial e remota, aliadas a ferramentas de inteligência preditiva para identificar riscos, o Detran-SP reafirma seu compromisso com a integridade do processo de habilitação. A obtenção da CNH deve ser obtida de forma legítima, observando as normativas vigentes








