Um avião que saiu de São Paulo com destino a Dubai na noite desta última quarta-feira (22), precisou retornar ao aeroporto de Guarulhos, na Grande São Paulo. Isso porque, logo na decolagem, a tripulação percebeu que o trem de pouso não havia se recolhido corretamente.
Desta maneira, o avião precisou adotar alguns procedimentos de emergência para pousar com segurança. Por exemplo, na altura da cidade de Ubatuba, no Litoral Norte, começou a voar ainda mais baixo.
Isso porque a tripulação iniciou um procedimento conhecido como alívio de peso. Neste caso, a aeronave elimina o máximo de combustível possível, até para evitar uma explosão em caso de pouso forçado
Avião assusta moradores do litoral

No entanto, o fato de voar baixo na madrugada pela cidade do Litoral Norte assustou os moradores locais. Até porque não é algo comum um avião sobrevoar a região em baixa altitude.
Inclusive, Ubatuba possui um aeroporto local, mas apenas para aviões de pequeno porte. Além disso, é uma cidade serrana, onde voos muitos baixos poderiam representar riscos de choque com morros.
Outro fato que chamou a atenção foi o barulho forte do avião na cidade. Nas redes sociais, muitos moradores relataram medo e apreensão.
Recentemente, um avião de pequeno porte, que pousava no aeroporto de Ubatuba, não conseguiu para na pista. E acabou batendo e casou morte de pessoas a bordo.
No caso desta quarta, um morador disse que o avião parecia estar perdido. E isso foi o que mais gerou temor com relação a um possível novo acidente. Como se tratava de uma aeronave de grande porte, o risco de um desastre de grandes proporções era maior. Porém, nada de grave aconteceu e tudo ficou apenas no susto.
Aeronave retorna com segurança
Após sobrevoar Ubatuba em baixa altitude e fazer todos os protocolos de segurança, o avião que ia para Dubai voltou em segurança para São Paulo. Desse modo, conseguiu pousar com tranquilidade no aeroporto de Guarulhos.
Segundo informações, nenhum passageiro ou tripulante ficaram feridos. E, na pista, equipes de resgate e salvamento ficaram de prontidão para atendimento em caso de alguma emergência.
Ainda não se tem informações se o mesmo avião seguiu voo posteriormente para a cidade do Oriente Médio. No entanto, o aeroporto de Guarulhos é um dos mais movimentados da América Latina, recebendo diariamente diversas aeronaves de grande porte, que vêm de todos os lugares do mundo para a capital paulista e vice-versa.








