A travessia de balsas no estado de São Paulo irá passar para a iniciativa privada, através do sistema de concessão. Esse modelo, que era objeto de projeto de lei na Alesp (Assembleia Legislativa de Estado de São Paulo), teve sua aprovação consumada na noite desta terça-feira (15).
Para a aprovação da concessão das balsas no estado, houve uma sessão extraordinária, que teve 62 votos a favor e outros 16 contrários. Essa lei foi uma iniciativa do próprio governo paulista e passou por apreciação dos deputados estaduais.
No entanto, um dos pontos considerados ‘sensíveis’ pelo próprio governo paulista é a questão tarifária. Isso porque, na proposta de concessão, a empresa vencedora não poderá aumentar os preços, que já são considerados altos.
Concessão exigirá novas balsas

O projeto aprovado ainda vai passar pela sanção do próprio governo, já será uma realidade nos próximos meses. Assim, a empresa que vencer a concessão das balsas, terá uma série de obrigações, além de não aumentar os custos para os usuários.
Por exemplo, terá que fazer investimento de R$ 1 bilhão em período de 20 anos nas 14 linhas existentes. Uma das mais problemáticas atualmente é a que liga Ilhabela a São Sebastião, no Litoral Norte. Naquela região, é comum turistas e moradores demorarem mais de três ou quatro horas na fila de espera para embarcar em seus carros.
Assim, a empresa vencedora terá que adquirir mais 48 veículos, distribuídos entre as 14 regiões. Inclusive, serão veículos elétricos, ou seja, com menor emissão de poluentes, o que irá até mesmo ajudar o meio ambiente.
Além disso, a infraestrutura e a manutenção das balsas atuais é um desafio. Até porque muitas quebram e precisam de manutenção constante, o que aumenta ainda mais a sobrecarga do serviço.
Embarcações serão mais modernas
Com as balsas atuais no estado de São Paulo, há muitas paralisações do serviço por conta da força dos ventos. E, com os novos veículos, esse problema também será minimizado, já que os novos modelos serão mais modernos.
Depois, o investimento será no sistema de PPI (Programa de Parcerias de Investimentos do Estado). Os leilões irão acontecer ainda no primeiro semestre, com previsão de assinatura de contrato no segundo semestre ainda deste ano.
Por fim, o novo sistema de concessão de balsas irá modernizar até mesmo as áreas de embarque. E deverá melhorar o conforto tanto dos passageiros quanto dos funcionários que atuam no serviço disponibilizado em São Paulo.








