As bicicletas compartilhadas já fazem parte do cotidiano dos moradores de São José dos Campos. Afinal de contas, já realizou mais de 100 mil viagens em um ano de funcionamento, segundo os dados divulgados pela prefeitura.
Desta maneira, o serviço de bicicletas compartilhadas já teve 28.750 usuários cadastrados. Neste período, foram 104.411 viagens, com 66% delas em uso do chamado bilhete único, segundo dados divulgados pela prefeitura de São José.
Ainda de acordo com os números oficiais, cada viagem teve uma variação de 15 a 30 minutos. Esse sistema existe em São José desde o ano passado, como uma integração do transporte público.
Bicicletas compartilhadas são extensão do sistema
Na prática, as bicicletas compartilhadas pelas ruas de São José dos Campos são uma extensão do sistema de transporte público. Isso porque, quem usa os ônibus coletivos, têm direito ao sistema de bilhete único para fazer integração em determinados bairros.
Mas, com as bicicletas, também é possível, desde que seja dentro de um determinado limite de hora. Consequentemente, quem precisa do transporte, especialmente para o trabalho, tem economia e consegue até mesmo chegar mais cedo em casa ou no destino específico.
No entanto, quem não utiliza o transporte coletivo também pode usar as bicicletas compartilhadas. No caso, precisam usar o aplicativo Bike SJC, desbloquear, pagar e utilizar por onde achar necessário.
Depois, basta deixar em algum local específico e travar o aplicativo. Inclusive, esse tipo de modalidade de transporte se tornou comum nas grandes cidades do país e do mundo.
E até quem já tem bicicleta particular, usa o serviço. Isso porque não precisará se preocupar onde parar o veículo. O serviço funciona em São José desde maio do ano passado e há projeção de expandir a quantidade de bicicletas pelos bairros da cidade, que hoje conta com cerca de 700 mil habitantes.
Quantas estações existem na cidade
Por enquanto, São José dos Campos tem 53 estações de bicicletas compartilhadas e que funcionam nos principais corredores do transporte público. Além disso, se encontra em locais de grande movimentação, como praças, parques, unidades de saúde e nas áreas de prática de esporte, além de universidades.
No entanto, a prefeitura de São José faz diversas orientações a quem for utilizar o serviço. Entre elas, a necessidade de ter sempre o capacete e roupas de cores fortes, que facilitam a identificação.
Além disso, deve priorizar circular nas ciclovias e ciclofaixas da cidade, o que garante a segurança. Desta maneira, as bicicletas compartilhadas irão crescer na cidade.








