A unidade móvel do Bom Prato em São José dos Campos ganha um novo endereço a partir desta segunda-feira (23). Agora, o restaurante popular ficará na Rua José Benedito Pereira da Silva, 112. Essa rua fica no Parque Nova Esperança, na zona leste da cidade.
Como ponto de referência, o Bom Prato móvel ficará perto à unidade do Cras (Centro de Referência de Assistência Social). Além dessa unidade, o restaurante em São José também tem uma versão fixa. Essa fica na Rua Rubião Junior, no centro da cidade.
Esse projeto móvel existe em São José dos Campos desde o final de 2023. Na oportunidade, surgiu com parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo. Então, a ideia de ampliar o atendimento das pessoas no dia a dia.
Bom prato quer ampliar atendimento

Anteriormente, o Bom Prato móvel em São José funcionava na região sul, mas a mudança se deu por conta da ampliação do atendimento. Segundo a prefeitura, desde 2023 até agora, houve 93.678 pratos serviços para os cidadãos que mais precisam.
Esses alimentos têm o preço simbólico de R$ 1 e contam com cardápio balanceado. Com isso, garante a segurança alimentar de diversas pessoas e, ainda por cima, permite uma comida com qualidade. Logo, poderá melhorar até mesmo a saúde de quem precisa.
Mas, essa unidade móvel na região leste ficará no local por quatro meses. Depois, irá para outra região, que ainda não foi divulgada pela prefeitura. Porém, acontecerá de acordo com a demanda que for observada nos próximos tempos.
Enquanto funcionou na Zona Sul de São José, a unidade móvel do Bom Prato servia 300 pessoas por dia no almoço. No entanto, o preparo da alimentação acontece no restaurante da região central. Apenas depois disso os funcionários embalam o produto para conservar e levam para a unidade móvel, que agora vai para a região leste da cidade.
Nutricionistas elaboram cardápio
Assim como nas demais unidades do Bom Prato, em São José há um grupo de nutricionistas que realiza composição balanceada entre frutas, vegetais e proteínas. E ajuda essas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social.
Então, a cidade do Vale do Paraíba é uma das muitas que possui unidades do Bom Prato, entre fixas e móveis. E o principal objetivo é garantir a segurança alimentar para essas famílias que buscam um alimento de qualidade e com baixo custo. Tanto é que, diariamente, é comum ver longas filas para que essas pessoas possam se alimentar.







