O Palácio da Boa Vista recebe, a partir deste sábado (14), a exposição ‘Stefania Bril em Campos do Jordão: fotografia e pertencimento’. O evento acontece através de uma parceria entre o Instituto Moreira Salles com o Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e o departamento museológico da Secretaria da Casa Civil do Estado de São Paulo.
Desta maneira, Campos do Jordão abre essa oportunidade a moradores e turistas de conhecer um pouco da obra da fotógrafa polonesa. Até porque um dos diferenciais desse trabalho é, justamente, retratar o cotidiano dos jordanenses ao logo do tempo.
De acordo com os organizadores, essa trajetória de Stefania Bril começou na década de 1970. Na oportunidade, a fotógrafa vivia em um apartamento no centro da cidade, o que permitiu diversos registros.
Exposição em Campos do Jordão tem curadoria dupla

Essa exposição fotográfica em Campos do Jordão, que é aberta e gratuita ao público, tem dupla curadoria. No caso, Ileana Pradilla Ceron e Miguel Del Castillo são os curadores e responsáveis pelo trabalho na cidade mais alta do país.
Aliás, de acordo com Ileana, a fotógrafa Stefania Bril tinha um sentimento especial pela cidade. E destacava, também, o relacionamento entre as pessoas.
Para Stefania Bril, Campos do Jordão não era apenas um belo lugar de descanso e lazer. Embora tenha realizado fotografias de paisagens locais no começo, ela percebeu essa cidade na década de 1970 como um espaço ainda regido por relações comunitárias, de afeto e de respeito pelos seres humanos, independente de qualquer hierarquia social – e registrou isso
Inclusive, a exposição no Palácio Boa Vista tem dois núcleos. Um deles é com imagens de pessoas e seus cotidianos, enquanto outros são voltados para as paisagens diversificadas da região.
Palácio é sede do Governo na região
Poucas pessoas sabem, mas o Palácio da Boa Vista, em Campos do Jordão, é a residência oficial de inverno do governador do estado de São Paulo. E esse espaço, quando está sem o governador, é aberto ao público para visitas gratuitas e guiadas.
E fica em uma parte alta da cidade, um bairro de classe alta, repleto de belas paisagens pelo caminho. Agora, com essa exposição, se torna mais um atrativo para os visitantes que chegam à cidade da Serra da Mantiqueira.
No mês que vem, também começa o Festival de Inverno de Campos do Jordão, que vai até agora. E a tendência é um aumento de visitantes na exposição do Palácio Boa Vista. A exposição termina no dia 19 de outubro.








