Micro, pequenas e médias empresas do estado de São Paulo terão a oportunidade de fazer uma capacitação online e totalmente gratuita. Esse serviço também se estende para produtores rurais e startups, que exportem serviços e produtos.
Segundo o governo paulista, essa capacitação vale para empreendedores de qualquer cidade e qualquer setor do estado de São Paulo. E as inscrições gratuitas acontecem até o próximo dia 31 de julho.
Esse curso para empreendedores faz parte do programa ExportaSP, criado pela SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e pela InvestSP, uma agência vinculada à secretaria e que faz promoção de investimentos no estado.
Quanto tempo dura a capacitação aos empreendedores

De acordo com os dados divulgados pela SDE, essa capacitação gratuita acontece durante três meses e tudo no segundo semestre deste ano. Assim, eles irão participar de dois encontros coletivos semanais, mas de forma online, ou seja, sem precisar sair de casa.
Além disso, o programa prevê o acesso a até quatro mentorias individuais e com especialistas na área. No caso, irão ter a chance de debater as necessidades e, claro, todos os desafios para os negócios que pratica. E, consequentemente, terá mais ferramentas e conhecimentos para melhorar e atualizar aquilo que já vem fazendo, especialmente no setor de exportações.
Para Jorge Lima, secretário da SDE, esse investimento do governo é importante para o inventivo a novos negócios. O ExportaSP tem organização da Diretoria de Relações Internacionais e Comércio Exterior da InvestSP
Ao investir na capacitação empreendedora, queremos incentivar os pequenos negócios a buscar novos mercados e mover a alavanca do desenvolvimento que gera renda e emprego
Temas como a formação de preços, adequação de serviços e produtos, planos de venda e marketing e inteligência comercial são alguns dos temas abordados durante esses três meses.
Contudo, mesmo após o fim da capacitação, os empreendedores não ficarão sem amparo. Isso porque poderão contar com apoio de especialistas por um período de até dois anos.
Pequena empresa terá novas habilidades
Segundo o presidente da InvesteSP, Rui Gomes, sempre que uma empresa de menor porte acessa mercados internacionais, ganha novas habilidades. Além disso, ganha também mais competitividade e permite maior faturamento, além da diversidade das fontes de renda.
Desta maneira, o empreendedor terá mais segurança no negócio e irá, até mesmo, gerar novos empregos. Assim, a capacitação gratuita tem a expectativa de ajudar milhares de empreendedores e ajudar a impulsionar a economia paulista nos próximos anos.








