Ex-funcionários da empresa chinesa automotiva Chery terá direito a receber mais de R$ 300 mil, divididos entre 52 pessoas. Isso é o que a Justiça decidiu após cinco anos de processo, beneficiando esses trabalhadores da fábrica de Jacareí (SP).
Segundo a decisão judicial, a Chery terá que pagar uma indenização de R$ 318 mil. A 1ª Vara do Trabalho de Jacareí deu a decisão, após ação que o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e região decidiu.
De acordo com a ação, os antigos funcionários da fabricante cobravam um salário a mais. Além disso, também cobravam a solicitação do aviso prévio para este grupo.
Processo contra a Chery veio na pandemia

Esse processo dos trabalhadores contra a Chery começou em 2020, ou seja, no auge da pandemia da Covid-19. Assim, além de estarem sem o emprego, também enfrentaram uma das maiores crises sanitárias da história da humanidade.
Ao portal de notícias g1, o sindicato informou que, embora as demissões ocorressem em julho daquele ano, o aviso prévio foi até agosto, um mês antes da data-base de reajuste salarial.
E, pela legislação, quando a empresa demite um trabalhador sem justa causa um mês antes do reajuste, deve pagar essa indenização, que equivale a um salário mensal. Segundo o sindicato, a empresa descumpriu essa regra e, por isso, perdeu o processo.
Por enquanto, a montadora chinesa ainda não se pronunciou sobre o assunto. A fábrica fica em Jacareí e foi fechada para readequar a produção e iniciar a fabricação de carros elétricos na cidade do Vale do Paraíba.
Agora, o sindicato também irá realizar uma assembleia no dia 30 de abril, em dois horários: às 10h e às 17h. Na oportunidade, irá reunir ex-trabalhadores que precisam receber direitos atrasados.
O que precisa levar na assembleia
A assembleia dos ex-trabalhadores da Chery será na própria sede do sindicato, que fica na rua Maurício Diamante, 65, no Centro de São José dos Campos. E esses trabalhadores terão o direito de escolher o horário preferido para ir, de acordo com a disponibilidade.
Na oportunidade, terão informações sobre o pagamento dos direitos e a listagem com os nomes dos contemplados estão no próprio site oficial do Sindicato dos Metalúrgicos (sindmetalsjc.org.br).
Por fim, os ex-trabalhadores da Chery devem chegar ao local com:
- Cópia do RG e CPF
- Cópia do cartão bancário (em que apareçam conta e agência)
- Cópia da carteira de trabalho (páginas com a foto, verso da foto e registro na Caoa Chery). Em caso de carteira digital, é preciso imprimir essas informações.
- No caso de trabalhadores já falecidos, os herdeiros deverão procurar o Departamento Jurídico do Sindicato, através do telefone (12) 3946-5318.








