As fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo na tarde desta segunda-feira (22), causaram muitos danos e transtornos aos moradores. Mas, ainda na manhã desta terça (23), muita gente ainda sente os estragos.
Isso porque, até o início do dia, cerca de 214 mil imóveis ainda estavam sem luz nas primeiras horas desta terça. E as chuvas, já esperadas e alertadas pela Defesa Civil, atingiram em cheio outras cidades como Diadema, Osasco e Embu das Artes, todas ao sul da capital paulista.
Mas, Cajamar, outra cidade da Grande São Paulo, foi proporcionalmente quem mais sentiu o estrado. Até esta manhã, 21% dos imóveis, cerca de 9.100, estavam sem energia elétrica. Os dados são da concessionária Enel, responsável pela região.
Chuvas deixam 171 mil sem luz na capital

Considerando apenas a capital, cerca de 171 mil residências ainda estavam sem luz nesta terça, no total de 5 milhões de clientes da Enel. Na prática, isso representa 2,95% do total de imóveis.
Apesar do caos, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), disse em entrevista à imprensa que a energia seria restaurada rápida nesta terça. Por enquanto, os moradores de algumas regiões aguardam a volta da luz e contam os prejuízos causados no dia anterior.
Inclusive, houve um forte vendaval que destelhou algumas casas e até mesmo quebrou vidros de janelas de prédio. O suficiente para deixar os moradores e visitantes em pânico por alguns minutos na cidade.
Além disso, alguns bairros, principalmente na zona sul da cidade, ficam com ruas alagadas. Um desses lugares foi a região do Morumbi, onde moradores registraram avenidas alagadas e carros parados esperando a água baixar.
E esse início de primavera serviu como um ‘aperitivo’ para o que se espera na região durante a temporada de chuvas, que ainda não começou oficialmente. Inclusive, nos últimos meses, a estiagem foi o grande desafio, já que causou até racionamento de água.
Vem mais chuva por aí
No entanto, depois de todo o caos registrado na segunda, a previsão do tempo é de ainda mais chuva, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Então, na tarde desta terça, haverá novas pancadas no final da tarde.
E os danos de segunda-feira atingiram até mesmo algumas estações da CPTM, que prejudicou o funcionamento dos trens. E, no bairro do Sumaré, na zona oeste, uma árvore caiu em cima de dois carros, que provavelmente terão perda total após as chuvas, segundo os moradores e proprietários dos veículos.








