As fortes chuvas que atingiram a cidade de São Paulo causaram transtornos na tarde desta sexta-feira (18). Na oportunidade, a cidade ficou quatro horas em estado de atenção, entre 14h25 e 18h25.
Assim, esse período de chuvas foi o suficiente para alagar ruas, casas e causar muitos transtornos na capital paulista. E, em pleno outono, onde normalmente o tempo fica seco, a população paulistana enfrentou problemas.
E o trânsito na capital paulista só não ficou pior por conta do feriado prolongado. Afinal de contas, neste período muita gente optou por descer a serra e curtir a praia, principalmente na Baixada Santista.
Chuva é maior nas regiões sul e oeste

De acordo com dados divulgados pelo CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) as regiões oeste e sul de São Paulo foram as que mais sofreram. No entanto, o Itaim Paulista, na região leste, também enfrentou problemas.
Isso porque, por volta das 16h40, houve alerta para o transbordamento do córrego Itaim. No caso, foi na região da avenida Marechal Tito.
Outras regiões da capital paulista, como Itaquera, Penha e Campo Limpo, por exemplo, sofreram com o tempo ruim. Ainda de acordo com informações, essas divulgadas pela Defesa Civil, fortes ventos em São Paulo chegaram aos 50 km/h nesta tarde de sexta.
De acordo com o CGE, o calor misturado com a chamada brisa marítima foram responsáveis pelo evento climático. Assim, causou todo esse transtorno na cidade de 12 milhões de habitantes.
Apesar disso, não houve registro de moradores desabrigados ou desalojados. Normalmente, muitas famílias precisam deixar as suas casas durante os períodos de chuvas fortes por conta dos alagamentos que parecem não ter solução na maior cidade da América do Sul.
Moradores enfrentam falta de luz
E as fortes chuvas e ventos também causaram outro problema: a falta de luz. Até o início da noite desta sexta, milhares de casas ainda estavam sem energia elétrica, por conta do problema climático.
Segundo dados divulgados pela Enel, concessionária responsável pela região, a Grande São Paulo registrou 47.934 imóveis sem energia até às 19h26.
Além disso, o Corpo de Bombeiros informou que, até o final da tarde, registrou cinco casos de quedas de árvores. E teve até mesmo avenidas que ganharam correntezas de água por conta do tempo ruim.
Mas, a chuva não se restringiu à capital e, também, atingiu as cidades vizinhas. E uma das mais atingidas foi Guarulhos, onde o Jardim Santo Afonso foi o mais atingido.







