A chegada da primavera deverá ampliar o movimento nas cidades turísticas do estado de São Paulo neste ano, a partir de setembro. Ao menos, é o que mostra uma sondagem feita pelo CIET (pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo), órgão vinculado à Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo).
Segundo esse levantamento, o otimismo sobre a temporada 2025 atinge 86% das cidades turísticas do estado de São Paulo. Eles esperam que, neste ano, a movimentação seja melhor que no mesmo período do ano passado.
E o principal motivo seria o planejamento de eventos e diversas ações. Isso é apontado por 96% dos entrevistados na pesquisa informal.
Cidades turísticas apostam em melhorias
Para 92% dos entrevistados, o investimento em melhorias para os turistas também será um diferencial nas cidades turísticas para esta temporada. Enquanto, 97% entende que ações para divulgar ainda mais a tradição e a cultura daquele determinado local será importante para ter sucesso neste ano e melhorar ainda mais a movimentação em relação a 2024.
Ainda no levantamento, 90% dos munícipios paulistas destacaram que ações de conscientização ambiental são importantes. E as ações de mitigação do impacto do turismo no meio ambiente teve a citação de 63% dos que responderam ao questionamento do governo do estado.
Outro ponto destacado é a perspectiva de ocupação da rede hoteleira, que deverá ficar em 62,5%. E isso é uma forma também de antecipar a temporada de verão, quando o movimento normalmente é maior.
Para o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP, há um conjunto com mais de 50 setores, que vão desde transportes a atrações culturais. E todos sentem o impacto da melhoria do turismo na primavera.
Temos um conjunto de ações do Governo de São Paulo que fomenta o crescimento do fluxo turístico, entre elas, o investimento em obras de infraestrutura turística, o apoio a eventos, iniciativas de qualificação e de valorização da gastronomia
Cada município tem uma característica própria
As cidades turísticas do estado de São Paulo também se destacam pelas características diferenciadas. Por exemplo, há municípios que apostam em trilhas, outras têm mais museus ou parques para se conhecer.
Por exemplo, em Capivari, na região de Campinas, as trilhas são a principal sugestão que o município propõe aos visitantes. E isso ajuda a movimentar o turismo nesta época em que o tempo começa a ficar mais quente. Em Lagoinha, no Vale do Paraíba, haverá uma feira literária. Mas, os interessados em conhecer detalhes e atrações das cidades turísticas podem consultar um catálogo criado pelo estado.








