O setor de turismo ajudou a alavancar a criação de empregos formais no estado de São Paulo no primeiro semestre. Segundo dados divulgados pelo CIET (Centro de Inteligência da Economia do Turismo), a movimentação financeira gerada pelo setor teve uma revisão e saltou de 3,65% para 3,75% em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) do estado em 2024.
Assim, o setor de turismo paulista teve uma movimentação de R$ 340 bilhões no ano passado. Segundo o governo de São Paulo, o avanço monitorado de indicadores do setor ajudou a ampliar esses números.
Inclusive, dentro da cadeia turística, o estado registrou, apenas no primeiro semestre deste ano, 23 mil novos empregos formais, ou seja, registrados em carteira. No caso, o setor de eventos, com 28% de aumento, foi o principal destaque do período.
Turismo gera mais de 1.000 novas empresa

Outro dado importante divulgado nesta semana pelo governo do estado mostra que, entre janeiro e julho deste ano, surgiram cerca de 1.000 novas empresas na área de turismo. Isso é um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
E o que reflete isso também é o aumento da ocupação dos quartos na rede hoteleira paulista. Desde então, houve um índice de 58,6% de taxa, o que representa alta de 14%, animando o setor de modo geral.
Para Roberto Lucena, secretário de Turismo de São Paulo, a diversidade de atrações no estado são um diferencial. E isso acaba atraindo mais gente.
São Paulo tem atrativos de muita qualidade, eventos de grande porte, tanto que a economia do turismo representará 9,7% do PIB do estado no fim do ano, é um motor de desenvolvimento sustentável, gera empregos, estimula a qualificação profissional e valoriza o patrimônio cultural e histórico dos destinos turísticos
Transporte rodoviário também avança
Ainda nessa toada de crescimento do turismo no estado de São Paulo está o chamado fluxo turístico rodoviário. Nos seis primeiros meses de 2025, foram cerca de 3,6 milhões de visitantes em veículos eventuais de fretamento e os turísticos.
Isso também mostra um aumento que chega a 1,4% em relação ao mesmo período de 2024. Em todos os terminais da Capital e Campinas, houve crescimento de 4,4% no semestre, chegando a 16,8 milhões de passageiros, já considerando chegada e saída.
Por fim, os aeroportos do interior, como Araçatuba e São José dos Campos, tiveram um aumento de 8,2% no fluxo de passageiros no semestre. E o estado já teve 1,58 milhão de estrangeiros chegando para alavancar o turismo.








