Um traficante de drogas acabou preso na tarde desta sexta-feira (12), na Comunidade do Gato, que fica no bairro do Bom Retiro, centro de São Paulo, com auxílio de um drone. A ação aconteceu após o flagra de agentes da GCM (Guarda Civil Metropolitana), que atua de forma colaborativa com as forças policiais para ajudar a diminuir a criminalidade.
De acordo com a GCM, o traficante tinha um total de 72 porções de maconha com ele. Tudo estava embalado para a venda e, além disso, tinha outros 120 pinos de cocaína, também prontos para revenda. E, graças ao drone utilizado para filmar, se tornou possível realizar o flagrante.
Por fim, a GCM ainda encontrou seis pedras de crack e R$ 339 em notas de Real, de baixo valor, além de moedas. Segundo a Guarda, esse dinheiro miúdo é tipo do chamado comércio de pequenas porções.
Drone faz parte de programa da GCM

Esse traficante preso com sucesso aconteceu por conta dessa ação integrada entre a GCM e o Programa Dronepol, através da IOPE (Inspetoria de Operações Especiais). Segundo os agentes, o suspeito preso em flagrante fazia uma espécie de zeladoria na comunidade carente no centro da capital e dava suporte à venda dos entorpecentes.
Com isso, o drone da GCM visualizou a ação, quando os agentes conseguiram o localizar em solo. Inicialmente, o traficante tentou fugir quando a equipe se aproximou, mas não teve tempo.
Nas imagens de drone, é possível ver o momento em que o homem corre entre os carros e é interceptado pelos agentes. Então, ele foi de fato preso e levado para o 2º DP (Distrito Policial), do Bom Retiro. Até por volta das 20h20 de sexta-feira (12), a ocorrência ainda seguia em andamento. Todo do material apreendido pelos GCMs também foi levado e apreendido nesta mesma delegacia.
Equipamentos são de alta definição
Essa ação que resultou na prisão do traficante em São Paulo aconteceu com drones considerados de última geração. Segundo dados divulgados pela prefeitura de São Paulo, o programa Dronepol é pioneiro no território nacional.
‘O programa possui drones equipados com câmeras de alta definição, que são utilizados para dar suporte aos agentes em locais de difícil acesso ou alto risco. Até julho deste ano foram realizadas 3.401 ações pelas equipes”, disse a prefeitura em seu site oficial.
Com isso, casos com o desse traficante ganham mais uma ferramenta para combater o crime. E os drones são cada vez mais utilizados na capital paulista.
.








