O crédito consignado privado da Caixa Econômica Federal começou, nesta sexta-feira, a ampliação do atendimento. Antes, era possível contratar apenas pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Porém, desde esta sexta-feira (25), já é possível contratar o crédito consignado pelos demais canais eletrônicos da Caixa. Consequentemente, se amplia o leque de possibilidades e facilidades para contratação, o que irá ajudar principalmente quem tem muitas dívidas urgentes para pagar. Então, a funcionalidade ‘empréstimos’ passou também a servir para essa nova modalidade. E a proposta é oferecer juros mais baixos para as pessoas que estão precisando.
Consignado já funciona desde março

Atualmente, a Caixa já tem mais de um mês do programa do crédito consignado, que começou no dia 21 de março. Desde então, mais já registrou mais de R$ 900 milhões em contratações de empréstimos.
No período, mais de 77 mil pessoas se beneficiaram desta nova modalidade de crédito. Segundo a Caixa, a taxa de juros é de 2,5% ao mês, abaixo de muitos outros setores privados que fazem empréstimos.
Além disso, a partir do próximo dia 6 de maio, há outra modalidade disponível: a possibilidade de liquidar dívidas de outras instituições financeiras. Por enquanto, isso só é possível com as dívidas contraídas na própria Caixa Econômica Federal.
Neste crédito consignado, a garantia é o valor do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) do trabalhador. Portanto, se reduz o risco de calote ou inadimplência e, por isso, se torna mais viável manter uma taxa de juros mais baixa.
Ainda assim, por se tratar de um empréstimo e financiamento, o cliente vai sempre pagar mais caro no final. Consequentemente, é necessário ter cautela, segundo muitos especialistas, na hora de contrair um empréstimo deste tipo.
Crédito desconta na folha salarial
O crédito consignado é quando o valor do determinado empréstimo se desconta diretamente na folha salarial do trabalhador. Com isso, é possível não se preocupar na hora do pagamento, já que automaticamente o valor da parcela sai da conta naquele momento.
E, no caso específico deste novo programa, ele surgiu em meio à crise financeira do país, onde o número de pessoas com dívidas aumentou. Assim, é uma possibilidade de quitar empréstimos que tinham juros mais altos para fazer esse, que tem juros menores e uma possibilidade menor de calote. Afinal de contas, para ter o consignado, é necessário ter um emprego registrado em carteira. Além disso, precisa ter FGTS ativo para servir como garantia de pagamento.








