A estação Palmeiras-Barra Funda passa a ser o chamado ponto central do transporte de trens em São Paulo a partir desta segunda-feira (25). Na oportunidade, a Linha 11-Coral começa a atuar em regime assistido com destino à Barra Funda, segundo a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
No caso, os horários serão das 8h às 15h30 e das 20h à 0h. E esses usuários das linhas 11-Coral, 7-Rubi e 10-Turquesa terão todos a Palmeiras-Barra Funda como referência. Essas linhas fazem parte do sistema de transporte organizado pela CPTM na capital paulista.
Depois, a partir de 28 de agosto, próxima quinta-feira, a 7-Rubi e a 10-Turquesa também terão a Palmeiras-Barra Funda como ponto de desembarque. Na prática, todos os usuários de Turquesa e Rubi terão que, necessariamente, desembarcar na Palmeiras-Barra Funda ao seu ponto final.
CPTM prevê mais segurança e eficiência

Agora, aqueles passageiros que partirem sentido cidade de Jundiaí ou para Rio Grande da Serra, terá a transferência neste mesmo nível. No entanto, através das plataformas 5 e 6 das estações de trem da CPTM.
De acordo com a Companhia de Trem, essas mudanças visam melhorar a comodidade, a eficiência e a segurança dos passageiros. Além disso, tem como meta principal fazer da estação Palmeiras-Barra Funda um ‘hub’ ferroviário em São Paulo.
Ainda nas mudanças previstas nas estações de trem na capital paulista, a estação Palmeiras-Barra Funda segue em conexão ao Expresso Aeroporto e, ainda, conectando a Linha 3-Vermelha do Metrô e a Linha 8-Diamante entre os três metropolitanos.
E ainda segue no apoio aos terminais de ônibus municipal, interestadual e intermunicipal. Outro destaque importante é a proximidade de locais que grande concentração e demanda de gente, casos de casas de shows, locais de interesse cultural e, ainda, as universidades, facilitando a vida dos estudantes.
Companhia reduz outros intervalos
Segundo a CPTM, nos últimos meses também já havia feito outras melhorias, como as que reduz os intervalos de saída e chegada das linhas 12-Safira e 13-Jade, além do Expresso Linha 10. Por exemplo, na Linha 12-Safira se implantou uma circulação de forma direta feita entre Brás e Calmon Viana.
Assim, o intervalo é de apenas 4,5 minutos quando se está no horário de pico. Mas a Linha 13-Jade passou a ter intervalo de 10 minutos no período, com mais ofertas de lugares para os passageiros.
Atualmente, a CPTM transporta cerca de 1,4 milhão de passageiros durante os dias úteis. E atende toda a Região Metropolitana de São Paulo, formada por mais de 20 milhões de habitantes.








