A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aposta na implantação de robôs para agilizar o atendimento aos passageiros em São Paulo e Região Metropolitana. A ideia é utilizar a IA (Inteligência Artificial) para deixar o sistema mais ágil aos usuários.
Inclusive, nesta quinta-feira (14), a CPTM organiza durante todo o dia um teste chamado de ‘Prova Conceito’. No caso, acontece na estação Palmeiras-Barra Funda, entre 9h e 16h.
Antes, a companhia já tinha feito algo parecido na estação do Brás, quando teve a primeira ativação. Naquele momento, o sistema teve um balanço positivo e foi aprovado pela empresa.
CPTM quer ampliar a tecnologia

Para esse segundo teste nas estações, a CPTM quer ampliar o uso da tecnologia de inteligência artificial. E colocar esses robôs em novos contextos e situações tanto com passageiros quanto com os próprios operadores da empresa.
Desta vez, a responsável pelo treinamento é a empresa Evox Global, responsável por programar os robôs. Segundo a empresa, esses robôs são devidamente programados para fazer orientações aos usuários do transporte, dentro das plataformas.
Basicamente, irá passar informações sobre os trajetos e ficará sempre posicionado perto das áreas de bloqueios e embarques. Mas, também poderá ajudar as pessoas com perguntas e comandos do tipo “Se eu passar mal, o que faço”.
E, se eventualmente o usuário do transporte fizer uma pergunta que o robô não souber responder, o mesmo tem uma saída. No caso, orientará as pessoas a buscarem ajuda, aí sim, com um profissional de verdade, que atua no setor.
Marco Di Fraia, Gerente de Engenharia de Estações da CPTM, defende a estratégia. E aposta nesta tecnologia no futuro breve.
“A CPTM segue atenta a soluções tecnológicas que aprimorem a experiência dos passageiros e otimizem a atuação de seus colaboradores nas estações”
Mais agilidade no serviço
Com uma Região Metropolitana formada por mais de 20 milhões de pessoas, a Grande São Paulo tem muito uso dos trens da CPTM. Afinal de contas, são milhões de pessoas todos os dias utilizando o transporte para trabalhar e estudar.
E, com a possibilidade de se utilizar robôs e Inteligência Artificial, a perspectiva é transformar tudo em mais agilidade. Assim, se perderá menos tempo nas plataformas, ao menos, é o que se espera do projeto, que ainda está em fase de testes.
Atualmente, a CPTM transporta cerca de 1,5 milhão de pessoas por dia, considerando apenas os chamados dias úteis. E são um total de cinco linhas, com 196 km de extensão, sendo 95 km delas na capital.








