De olho no aumento de casos de dengue na cidade, São José dos Campos mira nos cuidados aos mais idosos. Afinal de contas, eles costumam ser as principais vítimas graves da doença, até por conta da idade avançada.
Desta maneira, a prefeitura da cidade do Vale do Paraíba anunciou a distribuição de 160 unidades de repelentes aos idosos. No entanto, esse trabalho gratuito se limita às quatro ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) na cidade, que precisam de apoio do poder público. Atualmente, parcerias com OSCs (Organizações da Sociedade Civil) ajudam a manter essas instituições. Enquanto isso, a prefeitura também ajuda a manter essas entidades assistenciais.
Prefeitura reforça cuidado contra a dengue

Como o número de casos de dengue em São José foi muto alto em 2024, a prefeitura agora aposta em uma intensificação das ações. Assim, aposta também na atenção especial aos idosos quanto à transmissão da doença pelo mosquito Aedes aegypti.
Até porque o mosquito também transmite outras doenças, como o vírus Zika. E, no final do período de chuvas, os casos também sempre aumentam nas cidades em geral. Segundo a prefeitura, a doação dos repelentes começou no final de fevereiro. E, no mês passado, ampliou entregando também nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
Agora, esses locais também oferecem o produto, que são levados às casas que têm casos confirmados. E, também, para idosos acima dos 80 anos, considerados os mais vulneráveis à dengue. Nas instituições de longa permanência, existem cerca de 160 idosos residindo. E contam com unidades em três regiões da cidade: centro, leste e norte. Esses idosos também contam, segundo a administração, com acolhimento e cuidados constantes. Nos locais, há equipes multidisciplinares, que contam com estrutura consolidada.
Casos de dengue na cidade
Segundo dados divulgados pela própria prefeitura, São José dos Campos registrou 98 mil casos de dengue no ano passado na cidade. Por isso, há uma preocupação grande na hora do combate ao mosquito.
Além dos repelentes aos idosos, outras ações precisam de atenção. Por exemplo, os moradores não devem deixar água parada em baldes, pneus e vasos. Isso porque é onde o mosquito transmissor da dengue deposita suas larvas, proliferando a quantidade de insetos.
Por fim quem perceber locais inadequados, deve procurar a prefeitura e denunciar de forma anônima. O principal canal para isso é através do telefone 156, que tem ligação gratuita e atende os assuntos da dengue e demais demandas dos munícipes de São José dos Campos.








