A cidade de São José dos Campos está em atenção por conta do aumento no número de casos de dengue neste início de ano. Por isso, a prefeitura anunciou uma série de medidas para o combate. Assim, irá colocar uma delas em prática neste final de semana.
Isso porque, neste sábado (8), terá a operação ‘Casa Limpa’, contra a dengue. E terá atuação especial para as regiões leste e sudeste de São José. Essa ação acontecerá entre as 7h e às 12h, quando a população poderá contribuir diretamente.
Na oportunidade, a administração pede para os moradores desta região colocarem na porta de casa tudo que junte água parada. Por exemplo, garrafas, baldes, latas, piscinas velhas e qualquer outro recipiente que acumule água parada.
Combate à dengue depende da população

Em cada casa onde há esses objetos parados, o Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue, deposita suas larvas. Consequentemente, surgem novos mosquitos que irão picar as pessoas e proliferar a doença.
Além de sobrecarregar o sistema público de saúde de São José, ainda há o risco de vida. Isso especialmente para as pessoas mais idosas e com algum tipo de comorbidade.
No entanto, a prefeitura informou que outros objetos, como restos de construção e madeira, não farão parte da operação. Neste caso, é levar a algum PEV (Ponto de Entrega Voluntária) mais próximo.
Neste trabalho do final de semana, os bairros da região leste que irão receber a operação são Jardim Maracanã, Jardim Olímpia, Jardim Brasília, Vila Tesouro, Vila Ester, Chácara dos Eucaliptos e Vista Linda.
Por sua vez, na região sudeste, a prefeitura irá ao Jardim da Granja, Jardim Souto, Parque Santa Rita, Chácara São José, Jardim Uirá, Parque Martim Cererê, Vila São Benedito e Residencial Cambuí.
Números em alta
Essa força-tarefa contra a dengue tem explicação. Afinal de contas, apenas em 2024, São José dos Campos registrou mais de 98 mil casos da doença. Agora, a meta é evitar nova epidemia na cidade e diminuir os números em 2025. Atualmente, já existe aplicação da vacina em alguns grupos.
Por fim, a administração ainda informou que, se perceber algum foco de dengue, deve ligar para o telefone 156. Neste caso, funcionários da vigilância epidemiológica devem ir ao local e notificar os responsáveis pelos focos. E os próprios moradores, em casa, devem ficar atentos ao surgimento e formação de água parada, como em vasos de plantas, por exemplo.








