São José dos Campos intensificou a ação contra a dengue neste sábado (1), no início do sábado de Carnaval. Atualmente, a cidade vive estado de emergência por conta do aumento de casos da doença causada pelo mosquito transmissor Aedes aegypt.
Assim, a ação contra a dengue em São José recebeu o nome de ‘Operação Casa Limpa’. Esse é também visto como um bloco de prevenção à doença. No clima de carnaval, a maior cidade do Vale do Paraíba também tenta minimizar os efeitos da doença.
Especialmente no ano passado, a cidade sofreu com o aumento de casos e sobrecarga da rede pública de saúde. Durante o período, houve muitos óbitos e casos graves da doença, que atingiu principalmente os mais idosos, com imunidade mais baixa.
Ação contra a dengue tem ajuda de moradores

De acordo com a prefeitura de São José dos Campos, a ação contra a dengue aconteceu nos seguintes bairros: Nova Guarani, Vila Tupi, Chácara Nova Guarani, Conjunto Residencial Monte Castelo, Monte Castelo, Jardim Paulista, Jardim Jussara, Residencial Martins Pereira, Frei Leopoldo e Vila Kennedy. Então, o evento acabou por volta das 12h, quando a população também ajudou no mutirão contra o mosquito.
Na oportunidade, o poder público disponibilizou dois caminhões, além de um carro com alto falante para chamar os moradores. E tiveram a oportunidade de descartar diversos objetos velhos e abandonados, que influenciam no acúmulo de água parada e no surgimento de larvas da dengue.
Por exemplo, lonas velhas, latas, copos e garrafas foram alguns dos principais alvos. Até por serem os principais problemas para o acúmulo de lixo. Na cidade com quase 700 mil habitantes, a ação também deverá acontecer em outras regiões.
Além da retirada de entulho, a prefeitura ainda realizou o ‘fumacê’, a tradicional aplicação de inseticida, na região central da cidade. E serviu como parte da força-tarefa neste início de carnaval.
Casos da doença na cidade
Ainda segundo os dados divulgados pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em 2024 a cidade registrou mais de 98 mil casos da doença. Além disso, o calor forte e as chuvas desta época do ano contribuem para o surgimento do mosquito e ampliação da criação de larvas. fim, quando moradores visualizarem situações de surgimento e foco do mosquito da dengue, devem avisar a prefeitura. E um desses canais é através do telefone gratuito 156. Por lá, os moradores avisam a prefeitura, que irá destacar servidores até o local onde há o problema constatado.








