Os casos de dengue em São José dos Campos tiveram uma redução de 95% em 2025 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados oficiais foram divulgados pela Secretaria de Saúde da cidade do Vale do Paraíba nesta sexta-feira (27).
Segundo o levantamento, os números da dengue se referem ao período das semanas epidemiológicas entre 1 e 26 do ano passado e deste ano. Em 2024, a cidade registrou 80.176 casos da doença, enquanto neste ano, foram 4.595.
Além disso, o número de óbitos também apresentou sensível redução. Isso porque, em 2024, morreram 95 pessoas por conta da doença, enquanto em 2025 foram três registros. Isso representa uma redução de 96,84% de óbitos.
Dengue: prefeitura fala em esforço conjunto

Todos esses dados de casos e óbitos oficiais de dengue são possíveis de se consultar no Painel de Monitoramento. Essa página pertence ao governo do estado de São Paulo e é disponível para todas as pessoas. Para a prefeitura de São José, essa redução de casos e óbitos se atribui a um esforço coletivo do poder público e da sociedade joseense.
Esses resultados refletem o esforço conjunto da Prefeitura e o comprometimento dos servidores que estiveram na linha de frente das ações de enfrentamento à dengue.
No passado, o sistema de saúde da cidade, tanto o público quanto o privado, ficou sobrecarregado. Na época, a prefeitura chegou a até mesmo abrir um novo espaço de atendimento, que popularmente ficou conhecido como ‘dengário’.
A maior preocupação era com pessoas idosas, crianças ou gente que tenha algum tipo de comorbidade. Esses grupos eram os que mais tinham riscos de complicações e óbitos por conta da dengue.
Inclusive, no ano passado, teve início a aplicação da vacina contra a doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypt. E, em 2025, ela também foi uma das responsáveis por reduzir os casos.
Prefeitura faz evento e homenageia servidores
Nesta segunda-feira (30), a prefeitura de São José fará um balanço oficial sobre a dengue na cidade. O evento acontecerá de forma oficial no Cefe (Centro de Formação do Educador), no bairro do Santana.
No evento, a Secretaria de Saúde ainda irá homenagear cerca de 600 servidores que atuam no processo de prevenção. Além disso, a administração municipal irá aproveitar o evento para anunciar novidades na prevenção da doença.
Durante o inverno, os casos de dengue costumam ser menores e a incidência maior é no verão. No entanto, é necessário ter a prevenção durante todo o ano.








