Policiais do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), prendeu cinco suspeitos nesta quarta-feira (20), acusados de fazer parte de um grande esquema de desmanches ilegais de veículos. Além disso, também participariam de esquema de receptação e comércio de peças originárias de furto.
Essa ação do Deic contra desmanches ilegais é intitulada de ‘Operação Breaking The Law’. Na oportunidade, os policiais vistoriaram dez locais na cidade de São Paulo e outro em Santo André, na Região Metropolitana.
Na oportunidade, os agentes fizeram cinco mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. E as investigações acontecem sob respaldo da Divecar (da 3ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio).
Envolvido em desmanches ilegais tinha arma de fogo

Nas buscas realizadas na quarta sobre os desmanches ilegais, a polícia prendeu três dos suspeitos do esquema. Em seguida, outros dois também foram presos em flagrante, sendo que um deles ainda tinha uma arma em posse irregular.
Na oportunidade, os agentes de segurança encontraram diversas provas e objetos que acabaram apreendidos. Por exemplo, nos locais da ação, encontraram peças automotivos, documentos diversos e demais itens que acabaram levados para compor o processo e a perícia do caso.
Até mesmo placas de veículos e dados telefônicos serão utilizados pelo serviço de inteligência para responsabilizar e, até mesmo, identificar envolvidos. Isso também faz parte da ação desencadeada a pedido da Justiça.
Inclusive, essa ação é feita em caráter contínuo no estado de São Paulo. E é uma forma de a Polícia Civil desmantelar desmanches clandestinos no estado.
Na maioria dos casos, as peças dos veículos são provenientes de roubos e furtos. E, além de causar prejuízo financeiro aos verdadeiros proprietários, também encarece o preço do seguro, já que o maior número de ocorrências impacta no valor das apólices.
Ideia é enfraquecer a base
Essa ação contra os desmanches ilegais também visa enfraquecer a estrutura criminosa montada para esses fins. Com a apreensão de peças e fechamentos dos locais, abala a situação financeira e compromete a ação dos grupos.
Assim, as ações da polícia já também começam a surtir efeito. Por exemplo, entre janeiro e junho de 2025, houve redução de 15% nos roubos de veículos em relação ao mesmo período do ano passado.
Já os furtos tiveram queda de 4% no mesmo período. Esses dados são da SSP (Secretaria de Segurança Pública) e consideram apenas a cidade de São Paulo. Inclusive, a capital é o foco das ações contra desmanches ilegais.








