A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), fiscalizou 34.217 veículos movidos à diesel em rodovias do estado de São Paulo durante a semana passada. O órgão é vinculado à Semil (Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logísica) do estado.
Segundo a Cetesb, houve uma megaoperação para inspecionar esses veículos a diesel para melhorar o índice de poluição atmosférica. Inclusive, é muito comum, nesta época do ano, por conta da inversão térmica, um aumento da poluição.
A ação contra irregularidades em veículos a diesel autuou 404 deles, ou seja, cerca de 1,5% do total de abordados. Os dados foram confirmados nesta segunda-feira (16) pela Cetesb.
Maioria dos carros a diesel está em conformidade

Ainda segundo os dados divulgados pela Cetesb, a ampla maioria dos veículos a diesel estavam em conformidade com as normas de regulamentação. E, segundo o governo do estado, a ação aconteceu em 27 pontos considerados estratégicos.
Nesta ação, a Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal também ajudaram. E, neste período em que a estiagem começa a ficar mais forte, os especialistas em meio ambiente alertam para a necessidade de se manter o ar o mais puro possível.
Vanderlei Borsari, gerente da Divisão de Emissões Veiculares da Cetesb, ressaltou a importância da ação. Ele falou ao site oficial do governo do estado de São Paulo.
Estamos reforçando a fiscalização ambiental e promovendo também ações educativas junto aos motoristas. A manutenção adequada dos veículos e o uso correto das tecnologias antipoluição são essenciais para reduzir o impacto na qualidade do ar
Os veículos autuados foram multados pelos agentes. No entanto, segundo o governo, se conseguirem regularizar os carros, terão 70% de desconto no valor a ser pago.
Além disso, terão que apresentar um laudo que comprove o limite de emissão de gases. E tudo dentro do prazo específico.
Osasco teve mais veículos fiscalizados
De acordo com os números divulgados, a maior quantidade de veículos a diesel divulgados aconteceu em Osasco, na Grande São Paulo. Na oportunidade, foram 7.090 registros.
Em seguida, veio a região de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, com 2.525 registros de vistorias. Depois, aparecem as regiões de Campinas (2.282) e Registro (1.720).
Por sua vez, os maiores índices de autuações de irregularidades nos veículos a diesel aconteceram em Bauru (5,3%), Santo Amaro (5,2%), Franca (3,9%) e Presidente Prudente (3,7%). E foi a segunda operação realizada este ano para combater os problemas nos veículos.








