A Receita Federal liberou na manhã desta sexta-feira (23), a consulta do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda. A partir das 10h, é possível entrar no site, digitar o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e ver se irá receber agora. Mas, também dá para usar o aplicativo Meu Imposto de Renda.
Esse primeiro lote da restituição do Imposto de Renda tem previsão de pagamento no dia 30 de maio. Neste caso, contribuintes com mais de 60 anos ou portadores de doenças graves terão prioridade para receber.
Segundo a Receita Federal, os que optaram por receber via PIX poderão ter maior agilidade em ter o dinheiro na conta. Aliás, o prazo de declaração de imposto ainda não terminou e vai até o dia 30 deste mês.
Quantos lotes têm a restituição do Imposto de Renda?

Ainda de acordo com os dados da Receita Federal, neste ano a restituição do Imposto de Renda terá cinco lotes. E, quem declarou mais cedo, irá receber antes, enquanto os ‘atrasadinhos’ ficarão para o final. A seguir, veja o calendário completo das datas de pagamentos dos cinco lotes:
- 30 de maio
- 30 de junho
- 31 de julho
- 29 de agosto
- 30 de setembro
Até agora, 6,3 milhões de contribuintes entregaram as declarações ao fisco. Até o dia 30 de maio, outros tantos deverão também enviar, embora a recomendação é entregar sempre antes, para evitar contratempos e atrasos.
Inclusive, quem não declara o imposto no prazo certo, irá pagar multa à Receita Federal. E ainda terá diversas restrições para diversas atividades e ações no futuro.
Nas declarações anuais obrigatórias, há os contribuintes que irão receber uma determinada restituição. Mas, há aqueles que também irão ter que que pagar imposto.
Algumas deduções podem ser feitas, como abatimento de plano de saúde, por exemplo. Neste caso, poderá receber mais restituição ou, para quem paga, arcar com um valor menor.
Valores ficam disponíveis por 1 ano
A partir do momento em que a Receita Federal libera a restituição do Imposto de Renda, o contribuinte tem um ano para resgatar o valor. No entanto, quem tem contas em bancos como a Caixa Econômica Federal, ou Banco do Brasil, já recebem direto, além de quem opta pelo PIX.
Mas, há casos em que a conta já foi encerrada e é necessário pedir ajuda ao Banco do Brasil. E deverá consultar os telefones: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).








