O programa ‘Domingão Tarifa Zero’ já transportou mais de 215 milhões de passageiros de forma gratuita desde dezembro de 2023, em São Paulo.. Nesta semana, a iniciativa da prefeitura de São Paulo completou 500 dias.
Em uma cidade com 12 milhões de habitantes, o transporte público se torna essencial para diversos deslocamentos. E, segundo a administração municipal, o ‘Domingão Tarifa Zero’ é uma forma de incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa.
Segundo uma pesquisa divulgada pela SPTrans, 97,5% dos usuários do transporte público aprovam a medida. No entanto, esse levantamento foi feito pela própria empresa, que é responsável pelo gerenciamento do transporte público na capital.
Domingão Tarifa Zero prioriza lazer

Ainda na pesquisa divulgada pela SPTrans, se constatou que o Domingão Tarifa Zero tem os destinos de lazer como preferência. Por exemplo, o Parque do Ibirapuera, o mais conhecido, é o que mais recebe esse público na capital paulista.
No total, 70% dos usuários do transporte aos domingos priorizam esses lugares. Einclui também museus, eventos esportivos e religiosos. E, ainda, visita a familiares que moram em outros pontos da capital paulista.
De acordo com a prefeitura, o programa também tem um efeito inclusivo. Isso porque permite aos moradores paulistanos que visitem diversos lugares sem preocupação com gasto de transporte.
Essa pesquisa aconteceu entre os dias 10 e 20 de março de 2025. E ouviu 600 usuários do transporte coletivo público de São Paulo nos finais de semana.
Ainda na pesquisa feita, outros 12% dos moradores de São Paulo disseram que aproveitam a gratuidade para fazer compras. E isso inclui shoppings, supermercados e o comércio em geral dentro do perímetro da capital paulista.
Mulheres são a maioria
No levantamento divulgado pela prefeitura, as mulheres são a maioria no Domingão Tarifa Zero. No total, elas equivalem a 54% dos usuários, enquanto os outros 46% são formados por homens.
Outro ponto da pesquisa mostra que 63% dos usuários do transporte gratuito são pretos e pardos. E a maioria tem até 35 anos, o que equivale a 49% no total, enquanto 77% deles têm, ao menos, o ensino médio completo.
Esse programa Domingão Tarifa Zero permite o transporte gratuito pelas ruas da cidade aos domingos e, também, em alguns feriados previamente selecionados. Neste caso, não é necessário a validação do Bilhete Único e permite até mesmo que visitantes de outras cidades se beneficiem do sistema de ônibus em São Paulo.








