O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem 43% das intenções de voto para governador nas eleições de 2026, contra 21% do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB). Os dados são da pesquisa Genial/Quaest, divulgada na manhã desta sexta-feira (22).
Essa pesquisa para governador de São Paulo colocou cinco candidatos disponíveis e ouviu 1.644 eleitores no estado, com 16 anos ou mais. E o levantamento aconteceu entre os dias 13 e 17 de agosto.
Ainda de acordo com o levantamento, Erika Hilton (PSOL) tem 8% das intenções de voto, enquanto Paulo Serra (PSDB) tem 3% e Felipe D’ávila (Novo) tem 2%. Os indecisos somam 7%, com 16% de brancos/nulos e 95% de confiabilidade. A margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Maioria diz que governador merece ser reeleito

Ainda na pesquisa da Genial/Quaest, os entrevistadores perguntaram se Tarcísio de Freitas merece ou não ser reeleito governador. No caso, 56% disseram que sim, enquanto 36% disseram que não e outros 8% não sabem ou não responderam.
Neste levantamento, também a margem de erro está em dois pontos percentuais para mais ou para menos. As eleições para governador de São Paulo, assim como no restante do país, acontecem em outubro de 2026 no primeiro turno.
Outro tópico da pesquisa Quaest foi sobre a aprovação do trabalho de Tarcísio. Para 60% dos paulistas, o governo está aprovado, mas 29% reprovam. Enquanto isso, 11% não sabem ou não quiseram responder.
Segundo o instituto de pesquisa, a aprovação de Tarcísio apresenta uma estabilidade desde o ano passado. Isso porque, em abril de 2024, 62% dos eleitores aprovavam o trabalho dele, enquanto em dezembro de 2024 ficou em 61%, caindo para 60% agora, mas dentro da margem de erro.
Candidatos ainda não foram oficializados
Essa pesquisa Quaest mostra um panorama atual para a eleição a governador de São Paulo, mas não é definitiva. Até porque as candidaturas são serão oficializadas no segundo semestre do ano que vem.
Por enquanto, todos eles são apenas pré-candidatos ou especulados como candidatos. Ainda há possibilidade até mesmo de Tarcísio ser candidato a presidente no ano que vem, já que serão eleições majoritárias, ou seja, também terá votação para senador, deputado federal e deputado estadual.
Apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Tarcísio foi eleito pela primeira vez em 2022. Enquanto isso, Alckmin tem o apoio do presidente Lula (PT), e já foi governador de São Paulo quando era do PSDB em mandatos anteriores.








