São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (29) o painel de indicadores da Política Estadual de Controle do Tabaco, em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo. Essa ferramenta online e digital terá os indicadores do programa de combate ao cigarro.
Segundo o governo do estado, que teve a iniciativa do sistema, a ideia principal é fortalecer a prevenção, a fiscalização e até o tratamento no território paulista. Assim, é uma importante ferramenta no combate ao fumo, estrategicamente inaugurada nesta sexta.
Neste painel, será possível às pessoas acompanharem todos os atendimentos realizados de combate ao tabagismo, em tempo real. E terá também o refinamento do perfil epidemiológico dos atendimentos (sexo, formação, idade, etc), além de informar quantos pacientes ficarem sem fumar em uma determinada semanas.
Onde acessar o link do painel contra o fumo

Esse painel digital de combate ao fumo já está online e poderá ser acessado pela internet. E fica dentro do próprio portal oficial do governo do Estado de São Paulo.
Pelos números oficiais divulgados, o estado de São Paulo teve 99 mil atendimentos durante o ano passado na rede pública de saúde, em assuntos relacionados ao tabagismo. Em 2025, até o último dia 12 de agosto, foram 29 mil registros, segundo os dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
No começo de 2025, a Secretaria de Saúde iniciou a chamada Política Nacional de Controle do Tabaco. Nesta ação, a ideia principal é, naturalmente, a prevenção, mas também a capacitação dos agentes de saúde do estado de São Paulo.
Com isso também ampliar o atendimento dos pacientes através dos hospitais e clínicas do SUS (Sistema Único de Saúde). Outro ponto importante é o aumento da fiscalização de locais onde funciona a lei antifumo, além de ampliação de campanhas educativas, que já aconteciam e agora foram reforçadas em todas as cidades do estado.
SUS oferece tratamento gratuito
Inclusive, o SUS é o responsável por oferecer tratamento gratuito às pessoas vítimas de doenças causadas pelo fumo. E é uma situação que também conta com o apoio de outras áreas de atuação do estado de São Paulo.
E, quem deseja parar de fumar, deve levar um documento com foto e fazer a inscrição no Programa Cessação de Tabagismo. Com isso, poderá iniciar um tratamento sem custo, na tentativa de parar de fumar.
Embora seja um custo para o SUS, a redução de pessoas fumantes também representa uma redução de gastos no tratamento de doenças relacionadas. Com isso, também ajuda a diminuir a sobrecarga do sistema público causado pelo fumo.








