A Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, está em alta nas vendas. Nesta semana, a empresa divulgou os dados do primeiro semestre, que apontam 20% no aumento de venda de aeronaves. Isso em relação ao mesmo período do ano passado.
Assim, nos três primeiros meses deste ano, a empresa com sede em São José dos Campos comercializou 30 aeronaves. No mesmo período em 2024, a Embraer venceu 25 aviões, para diversos lugares.
Segundo a empresa de aviação, dos 30 modelos comercializados, 7 são da aviação comercial, enquanto 28 são da executiva. Neste cenário, houve estabilidade nos aviões comerciais e alta de 28% de venda nos aviões executivos.
Embraer faz projeção otimista para o restante do ano

Ainda de acordo com o balanço divulgado pela Embraer, a expectativa é das mais otimistas para o restante do ano. Afinal de contas, na aviação comercial, espera comercializar entre 77 e 85 unidades, uma média 10% maior.
Já em relação aos aviões do setor executivo, se espera negociar entre 145 e 155 unidades. Ou seja, um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além da aviação comercial e executiva, a Embraer também atua em outras áreas. Por exemplo, fornece aviões de defesa e segurança, além do setor agrícola. Segundo estimativas da empresa, a cada dez segundos, um avião dela decola no mudo todo diariamente.
A empresa surgiu em 1969, em São José dos Campos, ainda dentro do CTA (Centro Técnico Aeroespacial). Desde então, já produziu mais de 9.000 aviões, considerando todos os segmentos.
Além disso, a empresa do Vale do Paraíba é líder mundial no segmento quando o assunto é jato comercial,. Isso quando se considera aeronaves de até 150 assentos.
Phenom 300 puxa lista atual
Durante o primeiro trimestre de 2025, o Phenom 300 foi o principal produto que a Embraer comercializou. Esse veículo da aviação executiva vendeu 12 unidades nos primeiros três meses deste ano.
Em segundo lugar, aparece o Praetor 600, que negociou seis unidades neste iníco de ano. Neste caso, é um avião da categoria de jatos leves.
Na área comercial, o E-175 é o avião que mais se negociou: 4 unidades. As outras três foram do E195-E2, que também tem muita aceitação no mercado.
Atualmente, até por conta da Embraer, São José dos Campos é um dos principais polos tecnológicos do país. Assim, vem gerando muitos empregos no setor na região do Vale do Paraíba.








