A Embraer, com sede em São José dos Campos, anunciou novo acordo com a Suécia, para venda de aviões. No caso, a fabricante brasileira irá fornecer quatro unidades do C-390 Millennium multimissão para o país da Escandinávia.
Desta maneira, a Embraer já sabe que o acordo é oficial e devidamente assinado para a aquisição dessas quatro aeronaves. Além disso, recentemente os suecos fizeram um acordo com Áustria e Holanda para, também, adquirirem o avião produzido pela empresa com sede em São José.
Apesar disso, a empresa ainda não divulgou o valor total da negociação. De todo o modo, já há a garantia de serviço para esse avião, que tem sua produção centralizada na fábrica de Gavião Peixoto, região de Araraquara.
Embraer fez anúncio durante feira

Inclusive, a Embraer aproveitou a feira LAAD Defense & Security 2025, no Rio de Janeiro, para anunciar a novidade. Inclusive, o secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, Peter Sandwall, e Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança, estiveram presentes.
Para o CEO da empresa joseense, esse acordo é um importante avanço entre os dois lados. E será importante para melhorar o sistema de defesa do país escandinavo.
O compromisso da Suécia em adquirir quatro aeronaves C-390 Millennium marca um avanço significativo no aprimoramento das capacidades operacionais da Força Aérea Sueca
Já o ministro sueco também exaltou o negócio com os brasileiros. Assim, espera aumentar a eficácia da segurança do país nos próximos anos.
Até por conta da tensão na Europa, a Suécia sabe que precisa melhorar o sistema de defesa. No ano passado, o país passou a fazer parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e vê a Rússia como sua principal ameaça em um possível confronto no futuro.
Avião é visto como ‘divisor de águas’
Para a Suécia, o do C-390 Millennium é visto como um ‘divisor de águas’ na melhoria do sistema de defesa do país. Um dos principais motivos é a redução dos custos operacionais e melhor eficiência desses aviões da Embraer.
Esse avião começou a operar em 2019, dentro da Força Aérea Brasileira. Depois, em 2023, passou a fazer parte da defesa em Portugal e, no ano seguinte, na Hungria. E, segundo dados divulgados pela própria Embraer, esse do C-390 Millennium tem capacidade de 99% de conclusão de missões, o que também aumenta a confiabilidade do produto, que passa a ser alvo de interesse de clientes pelo mundo inteiro.








