A Embraer e a companhia área Latam anunciaram nesta segunda-feira (22), um acordo para a comercialização de 74 aeronaves do modelo E195-E2, com corredor único. Até agora, são 24 ofertas consideradas firmes, com outras 50 opções de compra.
De acordo com as informações divulgadas, a primeira remessa de aviões já começa a ser entregue no segundo semestre de 2026, com as 24 opções firmes. Inicialmente, as vendas serão para a Latam Airlines Brasil, mas o acordo poderá se estender para outras subsidiárias da companhia aérea. E a Embraer, com sede em São José dos Campos, poderá ter um lucro ainda maior.
Com esse contrato, a fabricante irá faturar cerca de US$ 2,1 bilhões, ou aproximadamente R$ 13 bilhões. E é uma oportunidade de a empresa do interior paulista ampliar sua conectividade com a América do Sul, um mercado ainda em expansão.
Embraer aposta em apoio da Latam

Agora, a Embraer também aposta no apoio da Latam com a compra desses aviões e a consolidação da parceria. Já havia mesmo o interesse de ambas as partes, mas agora o negócio foi totalmente consolidado com essas 24 aeronaves.
E a empresa joseense irá faturar com essa proposta de investimento da Latam, que visa ampliar operações regionais e domésticas. Como esse setor apresentou melhor rentabilidade a companha aérea quer focar no setor, consolidando uma tendência dos últimos quatro anos.
Roberto Alvo, CEO do Latam Airlines Group, destacou essa tendência de crescimento. E espera maior rentabilidade no futuro, após esse acordo com a Embraer.
Nos últimos quatro anos, o grupo Latam tem se concentrado na expansão de sua malha aérea doméstica e regional, criando a forma mais abrangente e integrada de viajar dentro da América do Sul. A decisão do grupo Latam é baseada na excelente eficiência do Embraer E195-E2 e sua versatilidade, que nos permitirão seguir em nossa trajetória de crescimento com rentabilidade, ampliando essa conectividade por meio da abertura de novos destinos, oferecendo ainda mais opções aos nossos passageiros, aproximando comunidades e impulsionando também o desenvolvimento econômico e social
Frota da Latam tem 362 aviões
Atualmente, o grupo Latam conta com 362 aeronaves em operação, sendo a maioria (283), da Airbus narrow-bodies. Mas, também há trÊs Airbus wide-bodies em leasing de curto prazo, 56 Boeing wide-bodies e 20 cargueiros Boeing. Agora, terá o reforço da Embraer.
Para o CEO e presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto, é muito de orgulho fazer essa parceria. E, também, espera sucesso nesses novos contratos.
Essa parceria estratégica com o grupo Latam reflete a necessidade da companhia aérea em escolher a aeronave mais eficiente e adequada para complementar sua frota e apoiar seu próximo ciclo de crescimento na América do Sul. O E195-E2 permitirá que as afiliadas da Latam conectem mais destinos com a capacidade certa, ao mesmo tempo em que oferecem maior conforto aos passageiros. Estamos extremamente orgulhosos de que o grupo Latam tenha feito a melhor escolha para avançar na conectividade da região e para o futuro que construiremos juntos








