A Embraer, de São José dos Campos, anunciou a venda de 50 carros voadores em um contrato avaliado em aproximadamente R$ 1,3 bilhão. Esse acordo aconteceu através da Eve Air Mobility, empresa ligada à fabricante de aviões.
Esse acordo da Embraer foi com a empresa Revo, uma importante operadora de mobilidade aérea. Neste contrato firmado, o valor inclui não apenas as vendas, mas também o pós-venda, ou seja, possíveis manutenções e suportes aos veículos.
Agora, a Eve iniciará as operações para valer em 2027, quando inicia também as operações dos eVTOLs, veículos elétricos com decolagem e pouso de forma vertical. E, no final do ano de inauguração, irá entregar os 50 carros voadores, em um contrato considerado robusto.
Embraer já tem 3.000 encomendas de carros voadores

Até agora, a Embraer, através da Eve, já tem 3.000 carros voadores encomendados. Isso desde quando começou a apostar neste novo nicho, também considerado um dos mais promissores.
Entretanto, ainda é necessário que esses veículos passem por aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). Apenas após esse procedimento, eles poderão, de fato, operar no espaço aéreo.
Inclusive, a previsão é de que esses carros voadores sejam, de fato, certificados, ainda me 2027. Desse modo, a empresa não terá problemas na hora da comercialização do produto que promete revolucionar a mobilidade no mundo inteiro.
Inicialmente, a previsão era que os veículos voadores pudessem chegar ao mercado já em 2026. Mas, a empresa acabou adiando o projeto em um ano, até por conta de aperfeiçoamentos necessários para a comercialização de forma segura e eficiente.
Ainda em junho deste ano, pela primeira vez a Eve apresentou, durante um evento, a cabine do novo carro voador.Gradualmente, o material vai se familiarizando com o dia a dia e, em alguns anos, será comum ver os eVTOLs sobrevoando os ares.
Testes acontecem em 2025
Embora a certificação e a homologação aconteçam apenas em 2027, os testes começam ainda em 2025. E deverão acontecer na fábrica da Embraer em Gavião Peixoto, uma das sedes da empresa, que atualmente é a terceira maior fabricante de aviões do mundo.
Os veículos da Eve têm espaço para quatro passageiros, além do piloto. E, ainda, conta com computador de bordo e diversos sistemas de segurança, para garantir o melhor conforto das pessoas.
Assim, a Embraer, que hoje é uma referência no mundo da aviação, também se tornará referência nos carros voadores. E a expectativa está forte no mercado aeronáutico.








