São José dos Campos registrou saldo de 1.483 vagas de emprego durante o mês de abril. Isso considerando apenas os trabalhadores com carteira assinada. Esses dados foram divulgados pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) nesta última quarta-feira (28). O órgão é vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego do Governo Federal.
Além disso, mostra que há uma tendência de aumento de vagas na cidade, que é a maior do Vale do Paraíba. No momento, São José dos Campos tem cerca de 700 mil habitantes, segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Saldo de empregos em São José acumula alta em um ano

E, se for considerar os dados registrados nos últimos 12 meses, São José dos Campos teve um saldo de 7.377 vagas de empregos formais. Depois, se considerar os números acumulados entre janeiro e abril deste ano, o saldo é de 4.128 vagas de trabalho.
Para entender, o Caged sempre usa como método a diferença entre as admissões e as demissões no mercado formal. E, neste cenário, São José está com mais contratações do que demissões, o que indica um aquecimento da economia local.
Agora, a expectativa é de que esse número continue em alta até o final do ano. E que novas vagas surjam nos próximos meses.
Além disso, em abril de 2025, a maior cidade da região ainda apontou aumento em todos os setores da economia. No entanto, o setor de serviços foi o grande destaque do período, já que teve saldo de 803 novos postos de trabalho.
Em seguida, aparecem o comércio, com 289 vagas, construção civil (261) e, por fim, a indústria, com 124 novos postos de trabalho. Até o setor agrícola, que não é tão forte na cidade, teve um aumento de seis vagas com registro em carteira no último mês, segundo os dados do Caged.
Cidade aposta na qualificação
Segundo a prefeitura de São José dos Campos, a qualificação profissional é uma das principais apostas para aumentar as oportunidades de emprego. Inclusive, é também uma chance de ampliação da renda das famílias, o que também melhora a qualidade de vida.
A Prefeitura de São José dos Campos tem investido em cursos de qualificação profissional, oferecidos gratuitamente em formato presencial e EaD (Ensino a Distância)
Com essa maior capacitação, também se aumenta a possibilidade de conseguir uma vaga de emprego. E, até, mesmo com maiores salários, já que o profissional estará mais qualificado.







