Janeiro foi um mês positivo para a geração de empregos em São José dos Campos. Isso porque, no primeiro mês de 2025, a maior cidade da região teve um saldo positivo de 75 vagas.
Esses dados são do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal, que divulga as informações. Neste cadastro de empregos, se faz a diferença do total de contratações com o total de demissões realizadas no período.
Ao menos neste início de ano, São José dos Campos teve o que comemorar. Esse órgão divulgou oficialmente os dados nesta última quarta-feira (26). A entidade existe desde a década de 1960.
Saldo positivo de empregos em 12 meses

Ainda segundo esses dados do Novo Caged, São José acumula a criação de 7.400 novas vagas de emprego no período acumulado de 12 meses. Em comparação ao mesmo período de 2023, a cidade teve aumento de 25% nas colocações.
Por exemplo, em 2023 São José dos Campos teve 6.911 novas vagas criadas durante ano. Enquanto isso, em 2024, foram 8.651 novas vagas na cidade do Vale do Paraíba.
Além disso, vale destacar que o Caged considera apenas as vagas criadas que foram registradas em carteira de trabalho. Portanto, as vagas de trabalho informais não fazem parte da contagem oficial do órgão ligado ao Ministério do Trabalho.
Durante o primeiro mês de 2025, o setor de construção civil foi a principal mola propulsora da economia joseense. Isso porque, no período, surgiram 226 novos postos de trabalho.
Enquanto isso, o setor de serviços aparece em segundo lugar no ranking do Caged. Nestes primeiros 30 dias de 2025, foram 114 novos empregos na cidade da região.
Indústria também gera trabalho
No entanto, em terceiro lugar, aparece o seguimento da indústria, que teve 96 novos empregos formais. Embora São José seja conhecida por ser uma cidade essencialmente industrial, esse setor começa a perder força nos últimos anos.
Por sua vez, o setor de comércio teve os piores índices do período entre 1 e 31 de janeiro. Afinal de contas, inicia o ano com saldo negativo de 335 vagas formais.
Contudo, para isso há uma explicação por conta dos trabalhos temporários do final do ano. E,quando chega janeiro, os empregadores dispensam os profissionais contratados apenas para aquele período.
Por fim, São José dos Campos tem atualmente 206.423 empregos com carteira assinada no estoque. E a cidade agora aguarda os números de fevereiro, que serão divulgados apenas no final de março.








