A região leste de São José dos Campos irá ganhar um novo empreendimento imobiliário nos próximos anos, mas é necessário uma contrapartida. Afinal de contas, a construtora MRV, responsável pelas obras, terá que construir novas vias de acesso em uma região já saturada devido ao trânsito pesado.
Agora, o empreendimento Sete Sóis terá 8.000 unidades habitacionais em um bairro aberto e planejado na região leste de São José dos Campos. Assim, as obras de contrapartida se tornam essenciais para a melhoria da mobilidade urbana local.
De acordo com dados divulgados pela construtora e pela prefeitura da cidade, o investimento da MRV chegará aos R$ 35 milhões na região. Consequentemente, a cidade vive a expectativa da melhoria do gargalo na região, que sofre com o trânsito pesado, especialmente no início do dia e no final da tarde.
Onde ficará o novo empreendimento em São José

Esse novo empreendimento imobiliário em São José dos Campos ficará próximo ao PIT (Parque de Inovação Tecnológica), antigo Parque Tecnológico. Em comunicado divulgado na imprensa, a MRV prometeu que irá construir um bairro planejado na região e que buscará a integração com a natureza, inclusão e qualidade de vida para os moradores da região.
Atualmente, São José tem quase 700 mil habitantes, de acordo com o censo de 2022 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). E a região leste, especialmente na divisa com Caçapava, é um dos poucos bairros que ainda tem espaço para crescer.
Contudo, é necessário ter essas contrapartidas viárias, que inclusive estão previstas na legislação do município. Afinal de contas, para ampliar o fluxo de pessoas em um determinado local, é necessário também ampliar as vias.
Quais os impactos na região
De acordo com o cronograma da construtora, uma das melhorias será a duplicação do viaduto do Jardim Santa Inês. Inclusive, essa é uma das principais reivindicações dos moradores nesta região de São José dos Campos.
Outras mudanças são duplicações de vias como a avenida Constâncio da Cunha Paiva e Milton Santos, em interligação com a rua Alberto Renart. Todas essas vias ficam no Santa Inês, que recebe grande fluxo de veículos diariamente.
Por fim, a construtora também promete a ampliação das áreas verdes na cidade, garantindo assim a minimização das ilhas de calor especialmente em bairros da zona leste. Com isso, os moradores da zona leste de São José dos Campos esperam melhoria na qualidade de vida e na ampliação de serviços públicos na região.








