A região do Vale do Paraíba vive o risco de enchentes entre esta sexta-feira (4) e o próximo domingo (6). O alerta é do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais) que, inclusive, tem sua sede em São José dos Campos.
Desta maneira, os moradores da região devem tomar cuidado e buscar abrigo em caso de enchente. De acordo o Cemaden, as chuvas persistentes e, em alguns casos, fortes, causam esse risco de inundação nas cidades desta região do Vale do Paraíba.
Recentemente, Aparecida, que fica no chamado Vale da Fé, já sofreu com as cheias que inundaram ruas e casas. Assim, gerou transtornos e preocupações para os moradores da cidade, que costumar receber milhares de romeiros todos os finais de semana.
Além de enchentes, deslizamentos também preocupam

Outro alerta do Cemaden, além das enchentes, é sobre o risco de deslizamentos. Afinal de contas, com o excesso de chuva, as regiões onde existem morros se tornam mais vulneráveis.
No caso, o alerta vale também para as cidades do Litoral Norte e da Serra da Mantiqueira. Assim locais como Campos do Jordão, Caraguatatuba, Ubatuba e São Sebastião precisam redobrar as atenções.
Até porque esses lugares costumam ter problemas em épocas de chuva. Por exemplo, em Campos, que também é uma cidade turísticas, moradores de encostas sofrem com deslizamentos que já causaram perdas de vidas recentes.
Outro problema previsto é com as estradas da região, com risco de quedas de barreiras. Neste caso, o risco de acidente é menor, porém, poderá deixar motoristas presos no trânsito e criar congestionamentos.
Com o aquecimento global e as mudanças climáticas recentes, o mês de abril, que seria mais seco, apresenta muitas chuvas. Inclusive, se assemelha ao aspecto de dezembro e janeiro, quando as chuvas são mais fortes.
Fim de semana de chuva
De acordo com os dados do Cemaden, a previsão especificamente para o final de semana é de chuva mais forte. Consequentemente, a preocupação aumenta para as cidades.
Com isso, a Defesa Civil das cidades da região também está de prontidão e em alerta. E, para quem mora perto de encostas e locais suscetíveis a enchentes, devem manter o alerta.
Em 2023, mais de 50 pessoas morreram na Vila Sahy, em São Sebastião, no Litoral Norte, durante o Carnaval. Na oportunidade, uma chuva acima da média causou enchente, alagamento e deslizamento de terra, em uma das maiores tragédias registradas na região do Litoral Norte paulista.








