Os estudantes que vão prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em São José dos Campos, poderão ganhar um curso preparatório gratuito. Por enquanto, a ideia está no papel, através de um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal da cidade.
Agora, a cidade quer aprovar o curso “São José – Redação Nota 1.000”, em alusão à nota máxima de maior peso. Vale lembrar que o Enem é uma das principais portas de entrada para os estudantes que pretendem ingressar em uma universidade.
Desta maneira, estudantes, principalmente de baixa renda, terão uma oportunidade de se prepararem gratuitamente. O PL é do vereador Renato Santiago (União).
Ideia é dar suporte educacional ao Enem

Os cursinhos preparatórios para vestibulares e concursos costumam ser caros e inacessíveis para muitas pessoas. E, se houver esse curso gratuito em São José, os estudantes de baixa renda terão melhores condições de preparatório para o Enem.
Neste curso, o foco será na interpretação textual. Afinal de contas, a redação é a nota mais forte neste exame nacional e é decisiva na hora de aprovação no vestibular.
De acordo com o vereador, essa é uma oportunidade de conquistar vaga no ensino superior. E uma chance para quem quer ser um profissional em alguma área de atuação.
“Reforça o compromisso da cidade com a educação como instrumento de transformação social, promovendo oportunidades iguais para todos”
Caso haja aprovação deste projeto de lei, estudantes de escolas municipais e estaduais poderão usufruir do curso. Contudo, também é necessário que sejam de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Mas, as aulas irão ocorrer apenas nas escolas municipais. E a Secretaria de Educação ficará responsável por fornecer os materiais didáticos necessários para os estudantes se prepararem para o Enem.
Projeto ainda está em análise
Por enquanto, o projeto que cria o curso “São José – Redação Nota 1.000”, voltado para o Enem, está em análise na Câmara. E esta sexta-feira (28) foi o último dia para apresentação de emendas dos outros vereadores.
Depois, o projeto de lei irá passar por análise das comissões de Economia, Educação e Justiça. Neste processo, os relatores terão até o dia 11 de abril para finalizarem os pareceres.
Em São José dos Campos, milhares de alunos se inscrevem todos os anos para o Enem, na busca por vaga nas universidades. Neste caso, o futuro projeto poderá beneficiar diversos deles, que vivem em situação de vulnerabilidade social e que não têm condições de um preparatório particular.








