A estiagem no estado de São Paulo fez a Defesa Civil paulista mobilizar, a partir desta segunda-feira (15), o Gabinete de Crise no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), no Palácio dos Bandeirantes. Neste ano, essa é a primeira vez que isso acontece na Operação SP Sem Fogo, criada justamente para combater incêndios.
Segundo dados divulgados pelo Mapa de Risco de Incêndio de São Paulo, essa última semana do inverno no estado será considerada a mais crítica de 2025. Assim, terá um nível de emergência para queimadas devido à estiagem.
Até por conta disso, o Gabinete da Crise irá funcionar neste primeiro dia das 6h às 18h. A principal meta é evitar um agravamento dos casos de queimada no estado.
Estiagem também tem baixo índice de umidade

A situação fica mais agravada neste momento porque a estiagem em São Paulo ainda apresenta um baixo índice de umidade relativa do ar. Embora atinja quase todo o estado, a situação é mais preocupante especialmente nas regiões centro-oeste, norte, oeste e noroeste do estado de São Paulo.
Agora, com o Gabinete de Crise, haverá nesta segunda uma reunião presencial com membros de diversos órgãos públicos estadual. Por exemplo, será uma força-tarefa envolvendo Corpo de Bombeiros, Fundação Florestal, Comando de Aviação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Ambiental, além da Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística e DER (Departamento de Estradas de Rodagem).
Com isso, a expectativa é conseguir otimizar os atendimentos e evitar as ocorrências de incêndio. Além disso, haverá mobilização de recursos necessários para ampliar a eficiência e combater os principais focos de incêndio.
Neste tempo seco, praticamente sem chuva em todo o estado, o risco de proliferação do fogo é muito grande. Por isso, precisa contar com o apoio de todos os setores para evitar uma situação mais degradante.
Coordenador sobrevoa Vale Histórico
Neste domingo (14), o Coordenador Estadual da Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira, acompanhado da secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, fizeram um sobrevoo em Cruzeiro, cidade do Vale do Paraíba, no chamado Vale Histórico.
Recentemente, a cidade, cercada pela Serra da Mantiqueira, enfrentou um incêndio de grandes proporções. E a ideia deles é tentar avaliar os estrados causados pelo fogo.
Na última semana, 45 profissionais trabalharam para combater o incêndio, o que envolveu Defesa Civil, Bombeiros, Polícia Militar e até o helicóptero Águia. Em tempos de estiagem, os desafios são ainda maiores no estado.








