O Vestibulinho das ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) estão com as inscrições abertas para o segundo semestre deste ano. No caso, há um destaque especial para os CEUs (Centros Educacionais Unificados) da capital paulista.
No caso, eles funcionam como um polo descentralizado para o ensino médio. E esses cursos da Etec somam 1.430 vagas nesses 31 polos. Esses cursos são gratuitos, de acordo com as informações divulgadas pela prefeitura.
Os cursos que se oferece de forma gratuita são todos técnicos e no período noturno. Ainda segundo a administração municipal, a duração deles é de três semestres, ou seja, um ano e meio. No entanto, é necessário pagar uma taxa de R$ 40 e essas inscrições acontecem até o próximo dia 10 de junho.
Centro Paula Souza é responsável por ETECs

Essas 1.430 vagas disponíveis surgiram devido a uma parceria entre a prefeitura de São Paulo e o Centro Paula Souza. Isso porque esse grupo é responsável por todas as ETECs do estado.
E a presença dessas escolas técnicas nos Centros Educacionais é uma forma de ampliação do acesso dos estudantes. Especialmente dos adultos e daqueles de baixa renda, que não têm condições de pagar por um curso particular.
Desse modo, eles terão uma formação técnica gratuita e com qualidade. Além disso, terão sempre a possibilidade de estudarem perto de suas residências, o que também é uma forma de fazer a inclusão no mercado.
No momento, as ETECs vão oferecer os seguintes cursos aos estudantes interessados: Administração, Contabilidade, Finanças, Guia de Turismo, Informática e Logística. E, também, é possível fazer Marketing, Recursos Humanos e Serviços Jurídicos.
Segundo a prefeitura, esses cursos ajudam a atender a todas as demandas do mercado de trabalho. E ainda incentivam os futuros profissionais a se inserirem no mercado profissional, além de terem maior chances de sucesso profissional no futuro.
Quando será a prova
Após todo esse procedimento de inscrição e pagamento de taxa, basta esperar a data da prova das ETECs. E elas vão acontecer no dia 6 de julho, a partir das 13h30, em diversas escolas da capital.
No entanto, se quiser acompanhar o cronograma completo de locais, deverá consultar o site oficial do Vestibulinho. E estudantes de baixa renda, com menos de dois salários-mínimos mensais ou que estejam desempregados têm direito a 50% de redução na taxa. Então, é uma facilidade a mais e uma melhor oportunidade de conseguir entrar para uma ETEC na cidade de São Paulo.







