São José dos Campos poderá fazer um acordo de cooperação econômica e tecnológica com a Etiópia. A ideia partiu do governo do país africano, um dos que mais cresceu no continente nestes últimos anos.
Nesta última sexta-feira (23), o vice-primeiro-ministro da Etiópia, Temesgen Tiruneh Dinku, veio São José, juntamente com uma delegação do país da África. Assim, eles têm o interesse em fazer um programa, o ‘Digital Ethiopia 2025’.
Neste caso, a ideia é desenvolver uma chamada economia digital, com mais aceso à internet. Assim, irá também ampliar a inclusão digital no país que, inclusive, tem um sistema de pagamento parecido com o PIX e que funciona há mais tempo que o Brasil.
Delegação da Etiópia faz ‘tour’ por São José

Durante a vista desta sexta-feira (23), os representantes da Etiópia aproveitaram para conhecer um pouco da cidade. Por exemplo, eles estiveram na Embraer e, depois, no PIT (Parque de Inovação Tecnológica), uma das referências da região.
Inclusive, ao voltarem da Embraer, terceira maior fabricante de aviões do mundo, os etíopes foram recebidos pelo presidente do PIT, Jeferson Cheriegate. Além disso, diversas autoridades municipais estiveram presentes no evento.
Aliás, na visita que fizeram ao Parque de Inovação Tecnológica, os africanos tiveram a oportunidade de ver uma palestra sobre o ecossistema de inovação da cidade. E, no local, ainda puderam visitar uma série de empresas e startups que funcionam no local.
Inclusive, o PIT oferece diversos espaços para empresas e incubadoras que apostam em serviços de tecnologia. E é sempre uma oportunidade de se tornarem ainda maiores, gerando mais renda e emprego nas empresas da região.
Embaixador etíope destaca ‘inspiração’ em São José
Depois, o embaixador da Etiópia no Brasil, Leulseged Tadese Abebe, que estava no evento, disse que a cidade do Vale do Paraíba serviu com uma ‘inspiração’ para o governo do país africano.
Ficamos muito animados com o que vimos na visita. É algo que estamos tentando fazer também na Etiópia. Nós temos o que chamamos de estratégia digital da Etiópia. Nós queremos alcançar o poder da ciência e da tecnologia, a inovação para o desenvolvimento sustentável e inclusivo, para a redução da pobreza e a prosperidade compartilhada
Enfim, nos próximos dias, haverá um termo de cooperação por escrito entre a prefeitura de São José e o governo da Etiópia. E tudo será enviado para a embaixada brasileira, onde passará pela devida validação e terá mais chances de vingar nos próximos meses.








