Um felino silvestre, de grande porte, foi avistado em uma área aberta dentro das empresas Johnson & Johnson e Kenvue, em São José dos Campos. Esse caso aconteceu no campus da empresa neste último sábado (15) e assustou funcionários do local.
No entanto, ainda não se sabe qual é a espécie desse felino silvestre que surgiu no local, já que não foi mais visto depois. Ainda assim, gerou muita preocupação por conta da segurança dos colaboradores da empresa e até mesmo pela segurança do próprio animal.
Segundo nota divulgada pelas duas empresas, as câmeras do circuito interno de segurança conseguiram visualizar o animal. E o felino estava dentro da área de mata preservada, que pertence aos dois grupos.
Felino silvestre gera normas de segurança

Após o avistamento do felino silvestre pelas câmeras de segurança, tanto a Johnson quanto a Kenvue criaram algumas normas de segurança para os funcionários. Por exemplo, agora todos os colaboradores que precisarem se deslocar entro da empresa, devem fazer de ônibus. No entanto, essa medida vale apenas a partir das 18h, quando começa a escurecer.
Caso seja necessário andar a pé, a determinação é que façam em grupo de, ao menos três pessoas. Assim, está proibido caminhar a pé pelas áreas de mata da empresa. E, quem trabalha no sistema híbrido, terá que ficar 100% de home office nos próximos dias, segundo o comunicado que divulgaram nesta segunda-feira (17).
Agora, as duas empresas estão atuando em parceria com órgãos ambientais responsáveis. E a expectativa é de localizar logo esse felino silvestre e o levar para um local adequado.
Inicialmente, apenas a Kenvue divulgou o comunicado e as orientações aos funcionários. Por enquanto, a Johnson ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso em São José dos Campos.
Vigilância seguirá por 24 horas
Por enquanto, a Kenvue irá manter a vigilância 24 horas em sua área de mata no campus de São José. Assim, tentará ao máximo minimizar qualquer risco para os colaboradores da empresa.
Embora a cidade seja conhecida pelas empresas de alta tecnologia e por ser a maior da região, também há grandes áreas rurais. Inclusive, diversas dessas áreas são de preservação ambiental, até pela proximidade com a Serra da Mantiqueira, ao norte, e com a Serra do Mar, ao leste. Consequentemente, surgem notícias frequentes do aparecimento de animais como esse felino silvestre. Mas, ainda não houve registros recentes de ataques às pessoas na região.







