Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, inicia neste sábado (5) o seu tradicional Festival de Inverno. E, até o dia 3 de agosto, a 55ª edição do mais famoso evento de música erudita da América Latina.
De acordo com os organizadores, serão mais de 70 concertos programados durante esse quase um mês de Festival de Inverno. E, principalmente, todos os eventos do gênero serão totalmente gratuito a moradores e visitantes.
Considerada a ‘Suíça Brasileira’, essa cidade da Serra da Mantiqueira é a mais alta do Brasil. E, no inverno, muitas vezes vê as temperaturas baixarem de zero graus, o que sempre atrai muitos visitantes, tanto da região quanto de outros estados.
Onde acontece o Festival de Inverno

Embora a cidade inteira se mobilize durante o período, o Festival de Inverno em Campos do Jordão, na prática, acontece em oito lugares diferentes. A seguir, confira os oito palcos para apresentações de música erudita, sendo quatro deles na cidade da Serra da Mantiqueira e outros quatro na cidade de São Paulo:
Campos
- Auditório Claudio Santoro
- Capela São Pedro Apóstolo (Boa Vista)
- Espaço Cultural Dr. Além
- Parque Capivari
São Paulo
- Estação Motiva Cultural
- Instituto Mackenzie
- Sala do Coro
- Sala São Paulo (Sala de Concertos)
Atualmente, o Governo do estado de São Paulo é o principal responsável pela organização do evento. Além disso, o governo federal e a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) também participam da criação do evento, que teve sua primeira edição em 1970.
Desta maneira, os amantes da música clássica terão diversas opções durante este período. E a programação completa fica disponível no próprio site oficial do evento em Campos do Jordão.
Expectativa de grande público e movimento no comércio
Mas, o principal fato sobre o Festival de Inverno de Campos do Jordão é a movimentação da economia da cidade. Afinal de contas, a estimativa é receber cerca de 400 mil pessoas durante este período de frio na cidade mais alta do país.
Consequentemente, há uma grande movimentação na rede hoteleira da cidade, com ocupação de praticamente 100% de hotéis e pousadas durante o período. Mas, também, há a gastronomia em alta, com os restaurantes sempre lotados, além do comércio de roupas, souvenires e outros itens como café e chocolate quente. Enfim, o Festival de Inverno de Campos do Jordão tem um impacto durante todo o ano na cidade da Serra da Mantiqueira.








